Enquete da Câmara

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing?


Receba as Novidades


Redes Sociais

A Câmara também está ao seu alcance nas redes sociais.

Redes Sociais

Conteúdo Geral

Brasão do Municipío

Brasão do Municipío de Timbó

Data de Criação: 12 de Agosto de 1950 - Lei Municipal nº 77.

Mário Luiz Schuster, então Prefeito Municipal, fez saber a todos os habitantes deste Município que a Câmara Municipal votou e o prefeito sancionou a seguinte lei:

Art. 1º: Fica criado o Brasão D'Armas do Município o qual constará das características mencionados no artigo seguinte.

Art. 2º: O Brasão D'Armas do Município consta de:


  • Um escudo, encimado pela coroa mural, privativa dos Municípios.
  • A Cruz de Malta, vermelha, esquartela o escudo em quatro, tendo um escudete no centro, em bláu, e no qual esta inscrita a data de 25 de março de 1934, em ouro, data da instalação do município.
  • Tendo sido desmembrado de Blumenau, o Brasão D'Armas do Município de Timbó será baseado nas armas daquele. Assim, é que daquela peça heráldica se extrai o motivo do escudete inferior de senestra, isto é um campo de flores à margem do Rio Itajaí, alusão ao nome de Blumenau que quer dizer "Campo de Flores" e sobre o qual brilha o Cruzeiro do Sul.
  • No quartel superior de senestra estão as Armas do Brasil.
  • No de destra a âncora e a chave também partes do escudo de Blumenau e com as quais se quer significar que, integrado no País e no Estado, Timbó, imbuído de são patriotismo, caminha, com Santa Catarina e com o Brasil, para um porvir glorioso à sombra da Cruz de Cristo, que viu nascer a nacionalidade e que acompanhará na sua grandiosa trajetória através dos séculos.
  • No quartel inferior de destra, na confluência de um curso d'água em outro maior, alusão ao Rio dos Cedros e seu confluente, o Rio Benedito, local em que se ergue a sede municipal, um colono lavra a terra. Timbó fez a sua prosperidade na agricultura inteligente e racional. Por isso se figura um arado puxado a boi.
  • Das indústrias, cujo vulto cresce de ano para ano, há a roda simbólica sobre o listel em campo de bláu, na ponta inferior do escudo.
  • Nesse listel há a legenda em ouro, "Clara Ex Stirpe" - "Descendente de uma estirpe ilustre" de Blumenau, cujo nome glorioso brilha como gema preciosa entre as melhores prendas na nacionalidade.
  • Ladeiam o escudo, à senestra, ramos de fumo, cujas flores avançam para o escudete superior do mesmo lado.
  • A destra folhas e espigas maduras de arroz, em verde e ouro. São os dois principais produtos agrícolas do Município.