Sessões Ordinárias

Acompanhe a data de cada sessão:

A primeira sessão acontecerá dia 1º de março, às 09 horas.

Perfil dos Vereadores

Conheça o representante da sua escola dentro da Câmara Municipal.

23/01/2018 | Vereadores do Programa Parlamento Jovem participam de treinamento voltado à Cidadania e Democracia

No dia 30 de janeiro, terça-feira, os Vereadores Jovens da Câmara Municipal de Timbó, participarão de treinamento cujo tema será Educação para Cidadania e Democracia. Os Vereadores Jovens possuem uma sala específica no prédio da Câmara para realização de atividades como treinamentos e palestras.

O Programa tem o objetivo de possibilitar aos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Timbó, a experiência e a vivência do processo político e democrático e da importância das atividades que são realizadas pelo Poder Legislativo, através da participação de uma simulação da jornada parlamentar.
Os jovens desenvolvem o senso crítico, aprendem lições sobre cidadania e obtém conhecimento dos processos burocráticos.

Também no dia 30, os Jovens receberão além do treinamento, o material escolar e orientações referente aos trabalhos que serão realizados no decorrer da 3ª e 4ª Sessão Legislativa de 2018. Compete ao Parlamento Jovem apresentar propostas que visem a melhoria da qualidade de vida da comunidade timboense, relativa à educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente, segurança pública, infraestrutura e outros assuntos de interesse público, cabendo ao Chefe do Poder Legislativo Municipal a análise e deliberação das propostas para o encaminhamento aos órgãos públicos competentes.

“Importante programa a fim de desenvolver uma cultura propícia à democracia e, complementar positivamente a formação dos nossos jovens estudantes. Eles se desenvolvem como cidadãos e, automaticamente a responsabilidade profissional, levando para as escolas as lições que vivenciam nesta Casa”, disse a servidora Mary Ferrari Spindola, responsável pelo Programa.

Para 2018, o Programa Parlamento Jovem promete novidades. “Através do Programa, o jovem tem a oportunidade de compreender o trabalho do Vereador na Câmara, vivenciar a responsabilidade, e compreender o funcionamento e a importância das decisões que passam por aqui. Antes de qualquer ação ou decisão do Poder Executivo, existe a ação do Legislativo para que se possa colocar em prática. A finalidade é formar cidadãos mais conscientes e humanos”, disse o Presidente da Câmara Douglas Marchetti.

Programa Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é um órgão colegiado subordinado à Câmara Municipal de Timbó, formado por um representante dos estabelecimentos de ensino fundamental com sede no Município de Timbó e que aderem ao Programa Parlamento Jovem, indicados na forma do regulamento geral e da legislação em vigor.

A instalação de Legislatura e a posse dos Vereadores Jovens ocorre em Sessão Solene às 08:30h (oito horas e trinta minutos) do dia 1.º de março do primeiro ano de mandato, na sede da Câmara Municipal, com qualquer número de vereadores e sob a presidência do Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal. A Legislatura é o período de dois anos, iniciando-se em 1.º de março do primeiro ano e terminando no dia 31 de dezembro do último ano de mandato parlamentar.

Para saber mais informações sobre o Programa acesse o site www.camaratimbo.sc.gov.br. Acompanhe as novidades pela fanpage https://www.facebook.com/camaratimbo/