Enquete da Câmara

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing?


Receba as Novidades


Redes Sociais

A Câmara também está ao seu alcance nas redes sociais.

Redes Sociais

Conteúdo Geral

História do Municipío

A História de nossa cidade inicia-se com os Imigrantes alemães que aqui se estabeleceram para começar uma vida nova, inabaláveis em suas crenças, firmes em seus propósitos, dotados de uma vontade férrea de vencer. Atraídos pelas propagandas irresistíveis de uma região já em desenvolvimento. Depois de atravessar o Atlântico, ao chegar aqui se depararam com a mata fechada, a falta de vias de acesso, a presença do índio entre outras coisas que impediam um efetivo desenvolvimento dos pioneiros. Embora já antes deles alguns moradores existissem na região, como um tal Benedito (descendentes de portugueses), Frederico Donner veio a Timbó para organizar uma nova colônia, em meados de 1869, pois a região já tinha sido explorada pelas equipes do Dr. Blumenau e, já medido os primeiros lotes pelos seus agrimensores. O Dr. Fritz Mueller, filósofo e naturalista, natural da Alemanha, fez amplos estudos sobre a flora existentes em toda a região da colônia, inclusive sobre a planta denominada "timbó" e também cipós do mesmo nome, onde é extraída a retinona , princípio ativo e altamente tóxico, utilizado, sobretudo na fabricação de inseticidas, como o DDT.

Essa substância ativa, extraída do "timbó" já era há muito tempo conhecida pelos silvícolas e também, mais tarde , pelos primeiros colonos. Em torno do nome que foi dado a Timbó, há também a versão de que teve sua origem num acontecimento ocorrido na Guerra do Paraguai, em memória da tomada do forte "timbó" pelas Forças Brasileiras, fato que ocorreu durante os anos que se desenvolvia e prosperava a colonização em Timbó, Rio dos Cedros e Ascurra.

A fundação do município aconteceu em 12 de outubro de 1869 por imigrantes alemães, sendo que hoje a característica do município é ítalo-germânica. Timbó foi criada pelo Decreto Estadual nº 527 de 28/02/1934. Sua emancipação ocorreu em 25/03/1934. A "Pérola do Vale" como é conhecida, possui hoje uma população de 32.836 habitantes (fonte Censo - IBGE/2000 ) destaca-se também pela cultura de seu povo, esculpida nas tradições alemãs, italianas e gaúchas, através do canto, da dança e da música.