24/11/2008 | Luiz Henrique: deslizamento é fator mais dramático em SC

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique Silveira (PMDB), disse nesta segunda-feira (24) que os deslizamentos de terra são o fator mais dramático das chuvas que atingem o estado. "Quatro meses de chuva batida, sem parar, estão dissolvendo a terra e as casas estão desabando. Temos 7.300 desabrigados em alojamentos públicos", afirmou ele, em entrevista à Rede Eldorado de Rádio.

Luiz Henrique destacou que a região em situação mais crítica é o Vale do Itajaí. A ruptura do gasoduto da Petrobras, que traz gás natural da Bolívia, causou o desabastecimento de toda região da Grande Joinville até o Rio Grande do Sul. "Isso mostra a extensão dessa tragédia climática, que é a maior que já ocorreu em todos os tempos em Santa Catarina", disse. O secretário nacional da Defesa Civil, Roberto Costa Guimarães, enviado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai coordenar pessoalmente as ações no estado.

A chuva diminuiu nesta manhã na região, mas choveu muito forte durante a madrugada. Luiz Henrique disse que as equipes continuam trabalhando dia e noite para recuperar a infra-estrutura rodoviária, de abastecimento de luz e de água. Também garantiu que vai deixar Santa Catarina "em ordem" para receber os turistas na temporada de verão.

(Fonte: site G1 - 24/11/08 - 11h16 - Atualizado em 24/11/08 - 11h52)