29/06/2009 | Vereadores realizam homenagem aos Para-Atletas

Na sessão ordinária, do dia 29 de junho, o legislativo homenageou, com uma Moção de Aplauso, os Para-Atletas do Município de Timbó, que participaram da 5º edição dos Jogos Abertos Para Desportivos de Santa Catarina (Parajasc), e que mostraram grandioso exemplo de superação, transformando o que, para muitos, poderia ser uma adversidade, em exemplo.
O vereador Wiegold Starke se pronunciou declarando que a homenagem é mais do que justa, pois valoriza o cidadão em todos os níveis. “É de extrema importância que o tratamento seja igualitário e que se possa dar visibilidade aos atletas”, disse acrescentando que o esporte permite desfrutar de uma vida mais saudável.
Os sete atletas, com deficiência auditiva (DA) ou deficiência mental (DM), que participaram das competições do Parajasc, receberam do presidente da mesa diretora, Waldir Girardi, a moção e os parabéns, em nome de todos os vereadores, por esta lição de vida.
A 5º edição dos jogos aconteceu do dia 04 a 09 de junho, em Caçador, e contou com a participação de 66 municípios, entre eles a cidade de Timbó. O Parajasc tem como finalidade favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência e sua interpretação na sociedade pela prática esportiva adequada às suas necessidades especiais. Além de oferecer aos atletas a oportunidade de participarem de atividades esportivas, promover o esporte adaptado no Estado, estimulando empresas e municípios a investirem no esporte para pessoas portadoras de deficiência.
Segundo a Fundação Municipal de Esportes, participaram das competições: Adilson D. dos Santos, 2º lugar, nos 200m rasos (DA); Alexandre Alegre, 3º lugar, nos 100m rasos (DA); Tatiana Fronza, 5º lugar, no Salto em Distância (DA); Jaqueline Von Zeschau, 5º lugar, no Arremesso de Peso (DA), Adilson D. dos Santos, 5º lugar, nos 400m rasos (DA); Alexandre Alegre, 6º lugar, no Salto em Distância (DA); Telmo Walter Roepcke, 9º lugar, nos 1500 metros (DM). Os técnicos responsáveis pela equipe foram Natalino Doose e Igor da Silva, o chefe da delegação, Guiomar Brandt e a intérprete, Samara dos Santos.