08/07/2009 | Secretária de Saúde e Assistência Social comparece a Casa

A Secretária da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, Cíntia Marchi compareceu na terça-feira, 07 de julho, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Timbó, a pedido do Vereador Dediergo Wolter Filho, que apresentou na segunda-feira, 06, requerimento solicitando sua presença para esclarecer e orientar a comunidade timboense a respeito da Gripe A, tecnicamente conhecida como Influenza A (H1N1).
O pedido do vereador decorreu das inúmeras manifestações feitas pelos meios de comunicação existentes no Município de Timbó, e da constatação de uma enorme preocupação quanto à possibilidade de haver munícipes timboenses infectados pelo vírus. Segundo o parlamentar a comunidade estava inquieta e necessitava ser orientada, alertada e tranqüilizada.
Na oportunidade Cíntia concordou que a comunidade necessita de informação sobre a pandemia, já que há tanta polêmica e dúvidas. “Vim para desmentir os fatos que surgiram na mídia, falando que a vigilância estava omitindo fatos. Mas na verdade o alarde da imprensa só apavorou a comunidade. Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida, esse é o nosso papel”, explicou.
Segundo ela, todos os dias um relatório do Ministério da Saúde informa quantos casos há em Santa Catarina e também nas cidades e até o momento há no Estado 56 casos confirmados, e que até agora nenhum caso foi registrado na cidade de Timbó. “Realizamos exames em 3 indivíduos que tiveram contato com pessoas que viajaram e que foram considerados “suspeitos”, todos eles deram resultado negativo após a investigação”, disse acrescentando que, atualmente a secretaria está realizando um trabalho de orientação em escolas e empresas, distribuindo folders e cartazes, tudo com a intenção de tranqüilizar e informar.
O vereador Ismael Mass também se manifestou para saber desde que data medidas preventivas estão sendo aplicadas na cidade. Em resposta ao parlamentar Cíntia revelou que, de acordo com as orientações do Ministério, os casos estão sendo analisados a partir do dia 11 de junho. “Os procedimentos e diretrizes são iguais para todas as cidades, nós só podemos realizar mediante ordem do Ministério”, respondeu.
O vereador Wiegold Starke se pronunciou também a respeito de uma nota divulgada na quinta-feira passada e que em razão dela o alarde deveria ser menor, já que a mesma tranqüilizou a população. “Não há necessidade para pânico, pois estamos realizando todos os procedimentos necessários, e em caso de confirmação de uma pessoa infectada, o Ministério enviará um remédio feito especialmente para este vírus”, explanou.
Cíntia revelou ainda que a pandemia passou por seis fases de prevenção do Ministério e que atualmente está em uma fase estável/ controlada. “Um estudo realizado pelo Ministério mudou as formas de diretrizes na prevenção da doença”, concluiu.