14/07/2009 | Presidente de Associação de Moradores pede apoio a Câmara

Na terça-feira, 14, o Presidente a Associação de Moradores do Bairro Quintino, Erlon Cimardi, compareceu a Câmara Municipal de Timbó para tratar de assuntos referentes à Comissão Pró-Permanência da Estrutura do Centro Social Urbano da Associação de Moradores.
A justificação apresentada pelos edis é saber sobre a utilização do espaço, onde se encontra o CSU, pelo Governo Estadual. Os vereadores tendo conhecimento da criação da Comissão em Pró-Permanência do (CSU), convidaram o presidente da Associação, para que os membros do Poder Legislativo se sensibilizem para encontrar meios, juntamente com o Poder Público Estadual e Municipal, que visem à permanência do CSU no Município de Timbó.
O presidente da Associação, Erlon Cimardi, em manifestação na tribuna pediu o apoio da Câmara de Vereadores na permanência das estruturas do CSU para os moradores do Bairro Quintino Bocaiúva.
Segundo Erlon no dia 26/06, foi formalizada a Comissão em Pró-Permanência das estruturas do CSU, para o Bairro Quintino Bocaiúva. “No local, além, da associação de bairro, estão às instituições comunitárias. Quem conhece o espaço sabe que ele é vital para o bem estar da comunidade”, declarou.
O CSU foi de grande serventia para o bairro, tendo servido durante muitos anos, como referencia de cursos e encontros comunitários; prestou suporte para escola Júlio Scheidemantel, para a realização de atividades de educação física; foi locado para festas comunitárias e particulares e abrigou o posto de saúde, até ele ser construído no terreno ao lado.
Atualmente o local é utilizado como creche; sede do grupo de escoteiros, Alexandre Roepke; as pistas servem como espaço para caminhada durante a semana, as duas quadras de futsal e um campo de futebol suíço, servem para a prática de esportes nos finais de semana, o parquinho é usado para recreação; ponto de encontro dos grupos de idosos, sendo referencia regional destes encontros; sede de dois grupos de idosos do município, sendo que eles que fazem a manutenção da estrutura interna, com louças, mesas cadeiras, e cozinha e é utilizado como área de recreação para o jardim de infância, Amor Perfeito.
Caso o CSU seja municipalizado, as intenções da atual gestão são: revitalizar o bosque, com arvores e plantas; demarcar as áreas comuns e destinar qual espaço será destinado ao grupo de escoteiro, creche, associação de bairros, grupo de idosos; reformar e fazer a manutenção dos prédios e ter uma programação continua de utilização das áreas comuns.
Para finalizar, Erlon pediu novamente o apoio da Câmara e disse que o objetivo é que esse espaço seja doado, pelo Governo do Estado, que é o proprietário desta estrutura, para o município e que este doe para as entidades do bairro e moradores.
Na oportunidade o Vereador Guilherme Voigt Júnior se manifestou dizendo que vê com bons olhos essa atitude e pediu aos vereadores que abracem a causa para que esse espaço seja reconquistado para a comunidade.
Os parlamentares devem apresentar um requerimento para trazer o Secretário de Desenvolvimento de Estado, para que fale mais detalhes sobre o CSU. Também será feita uma Moção ao Governo do Estado pela municipalização do Centro Social Urbano.