30/07/2009 | Câmara de Timbó resgata história política do Município

Na quarta-feira, 29 de junho, às 18hs, no Plenário da Câmara de Vereadores, o Poder Legislativo de Timbó realizou a Sessão Solene de Inauguração da Galeria de Ex-Presidentes e das Novas Instalações da Câmara Municipal de Timbó.
Na oportunidade estiveram presentes todos os ex-presidentes, familiares dos presidentes falecidos, ex-vereadores, ex-presidentes e o vice-prefeito Darcízio Bona, entre outras personalidades importantes do Município. O evento realizado com a intenção de ser a maior reunião política da comunidade timboense, lotou a Casa, reunindo aproximadamente 150 pessoas que aproveitaram o momento para trocar experiências políticas.
O Presidente, Waldir Girardi, destacou que, entre os presentes, duas pessoas muito importantes para a história da Câmara e que se emocionaram muito com a solenidade. “A filha do ex-presidente Fritz Lorenz, a Sra. Helena Kosowcz, de 99 anos, que veio do Lar da 3º Idade especialmente para prestigiar o evento. E a filha do Walter Müller, ambas emocionaram a todos, quando, com lágrimas nos olhos, descerraram o quadro de seus pais”.
Girardi disse ainda que se sentiu realizado por ter a oportunidade de resgatar a história da Cidade que havia sido perdida. “É um marco para a história de Timbó e um prazer imenso poder inaugurar a Galeria”, declarou.
Prestigiaram o evento, Tibério Stolf, o ex-presidente, presente, mais antigo, com 84 anos e Fausto Silva, o eletricista que recuperou os quadros e prontamente os entregou a Câmara para que fossem recuperados.
As fotos dos ex-presidentes foram restauradas, pois estavam desgastadas pelo tempo. Em 2002 os quadros haviam sido entregues ao depósito da prefeitura para serem guardados provisoriamente, mas no final do ano passado foram leiloados, junto com outros bens e foram parar em um ferro-velho da Rua Araponguinhas.
A galeria é composta por 38 quadros emoldurados dos vereadores que foram presidentes da Casa desde que o Legislativo foi criado, em 1936, totalizando 16 legislaturas.
A Câmara de Vereadores era anexa à prefeitura e a partir de 2002 foi transferida para um prédio comercial da Rua Germano Brandes, por falta de espaço, na época optou-se por não colocar a galeria de fotos na parede. Por isso, os quadros não foram apresentados na atual sede da Câmara. A solenidade aconteceu na Rua Germano Brandes Sênior, nº 711 – Sala 11, em Timbó.