13/04/2011 | 75 anos da Câmara Municipal de Timbó

A instalação da Câmara de Vereadores de Timbó se deu às 14 horas do dia 14 de abril de 1936, no edifício da Prefeitura Municipal, pelo Excelentíssimo Juiz Eleitoral, Dr. Severino Nicomedes Alves Pedrosa.

Entretanto, sabemos que entre os anos de 1937 a 1947, Getúlio Vargas decretou o Estado Novo e foi instalada a Ditadura no Brasil. Desta forma, os primeiros Vereadores nem chegaram a cumprir mandato.

Sendo assim, durante a Ditadura, quem dirigia o Município era um Prefeito Interventor, nomeado pelo Governador, que também era nomeado e não eleito.

Findo o período ditatorial, foram eleitos os vereadores que compuseram a primeira legislatura da Câmara de Vereadores de Timbó, em 23 de novembro de 1947 e empossados em 13 de dezembro de 1947, às 15:30 horas, pelo Excelentíssimo Juiz Eleitoral, Dr. Anísio Dutra, no edifício da Prefeitura Municipal, na sala destinada às reuniões.

Assim, a primeira legislatura da Câmara de Vereadores de Timbó, cumpriu mandato de 1947 a 1950, e a esta se seguiu outras 15.

Hoje, atuando na décima sexta legislatura, a Presidência da Casa Legislativa Municipal, gostaria de externar o agradecimento aos nossos ex-presidentes, ex-vereadores e ex-servidores, que dignamente representaram a população, este Poder e a nossa Cidade nestes 75 anos.

Parabéns à Timbó e ao Poder Legislativo Municipal!