16/04/2014 | Câmara Municipal recebe equipamento de monitoramento pluviométrico

A Defesa Civil de Timbó, junto ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) estará fazendo o monitoramento pluviométrico de Timbó a partir deste mês de abril.

Esta é uma designação da Casa Civil, que criou o projeto "Pluviômetros Automáticos" que tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.

A condição básica para um município ser monitorado pelo CEMADEN é possuir um mapeamento de suas áreas de risco de deslizamentos em encostas, de alagamentos e de enxurradas, solapamentos e terras caídas, além da estimativa da extensão dos prováveis danos decorrentes de um desastre natural.

O projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Com chuva o aparelho faz uma atualização de 10 em 10 minutos, e sem chuva ele remete a informação de 30 em 30 minutos. De acordo com o Coordenador da Defesa Civil de Timbó, Wiegold Starke, “a partir de agora, os dados sobre a quantidade de chuva que os equipamentos vão informar serão compartilhados com a nossa Defesa Civil contribuindo para a gestão de riscos da cidade.”

Em Timbó serão instalados 6 equipamentos em pontos escolhidos com a orientação da equipe técnica do CEMADEN. Os locais são: Câmara Municipal de Timbó – Escola Municipal Tiroleses – Escola Municipal Erwin Prade – Escola Municipal Nestor Margarida - Núcleo de Educação Infantil Vida de Criança e Núcleo de Educação Infantil Lar da Criança.
O CEMADEN atualmente monitora 535 municípios nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste.

Acesse o site do Cemaden e veja quais cidades possuem este monitoramento: