13/02/2018 | Câmara Municipal de Timbó realiza 2ª sessão ordinária

No dia 13 de fevereiro, terça-feira, a Câmara Municipal de Timbó realizou a segunda sessão ordinária, no plenário da Câmara. Contou com a presença da comunidade, imprensa e representantes de bairros.

O vereador Carlos Adriano Kruger parabenizou a cidade pelo evento de Carnaval Aventura do fim de semana. Agradeceu o setor de obras pela troca
de lâmpadas realizada em sua localidade e convidou a comunidade para a audiência pública que será realizada no dia 26 de fevereiro.

Enfatizou a situação dos servidores públicos que segundo relatos, estão sendo pressionados a aderir ao plano de saúde.
Fez questionamentos sobre sobreaviso e solicitou que se verificasse o alvará da câmara e o conserto do telhado, danificado devido as
fortes chuvas.

O vereador Martinho de Souza Filho falou sobre sua atuação como líder de governo. Se colocou a disposição dos vereadores e da comunidade. Solicitou harmonia na casa e enfatizou o orgulho que possui de ter um governo transparente, que não necessita de defesa mas de parceiros que possam lutar pelo bem comum.

Explicou que a imposição para ser impositivo do plano de saúde dos servidores, foi um pedido do sindicato para o executivo, e que é preciso conversar e entrar em um acordo sobre o assunto. Falou sobre o caso das creches, de que é necessário aguardar as adaptações e que não adianta somente construir creches, pois com elas vem a contratação de mais profissionais e mais estruturas. Disse que com a implantação da fila online, será mais fácil o controle das crianças que estão em espera das vagas.

O vereador Rubens Borchadt questionou a obra da tubulação de uma rua, e destacou a preocupação com um poste que supostamente estaria dando choque em dias de chuva. Solicitou ao setor de obras que possa verificar.

Agradeceu o encaminhamento das obras de pavimentação do bairro Dona Clara, e também a conquista de um trator que já foi para o empenho.

O vereador Haroldo Fiebes justificou a sua falta na semana passada por estar no evento de posse do novo presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, Aldo Schneider. Falou sobre a cobrança da adesão aos planos de saúde, e disse estar muito insatisfeito com a decisão do governo sobre os horários das creches.

Disse que está feliz em poder levar o projeto para instituir o dia 29 de maio, como Dia do Vizinho, a pedido do CONSEG, e falou sobre a importância de ter um bom relacionamentos com os vizinhos.

Parabenizou os envolvidos no projeto Cinema Móvel que está em frente ao Parque Central, e disse que passou pelo local hoje e viu grande
adesão da comunidade. Disse que espera que o Cine possa ser terminado.

Em sua segunda fala, o vereador Fiebes falou que o MDB é um partido democrático e aberto, e que é uma imensa satisfação em ter Aldo
como Presidente da Alesc. Informou que na quinta-feira sera protolocoda a CPI para apurar as denúncias de irregularidade apresentadas.

O vereador Guilherme Voigh Junior falou sobre a subvenção enviada pelo Deputado Ismael no valor de R$ 100 mil destinados para a saúde.
Ele afirma ser um pedido em parceria com o vereador Adilson Mesch, para a possibilidade da construção de uma praça da Saúde no Bairro Vila Germer.
Parabenizou o executivo pelo atendimento a todos vereadores e solicitou atenção a comunidade para este ano de eleição, sobre a escolha dos candidatos.

O Vereador Fabrício Dalcastagné deu boas-vindas aos novos servidores da Câmara. Parabenizou as mudanças realizadas pelo executivo na equipe
e também atuação do prefeito em receber e conversar igualmente com todos os vereadores.Falou sobre a questão do ISS em relação as confecções e destacou a CPI que será instaurada nesta semana Destacou o cumprimento da lei em relação as novas medidas das creches.

Todos os projetos e pedidos foram aprovados.

Apresentação de Projetos
Projeto de Lei n.º /2018 – Torna dispensável a exigência, pela Administração Pública
Municipal, direta, indireta e suas fundações de reconhecimento de firma em cartório de
documentos e dá outras providências.

Projeto de Lei n.º 2/2018 – Institui o Dia do Vizinho no Município de Timbó

Pedido de Providências
 n.º 01, 02, 04, 05 e 93 a 96/2018, de autoria do Vereador Adilson Mesch
 n.º 71 a 77, 81, 82, 85, 86 e 87/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes;
 n.º 78 a 80, 83 e 84/2018, de autoria do Vereador Rubens Borchardt;
 n.º 88 a 90, 97 e 98/2018 de autoria do Vereador Fabricio Dalcastagné;
 n.º 91 e 92/2018, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger.

Indicação
 n.º 22 a 35/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes
 n.º 36 e 39/201 , de autoria do Vereador Martinho de Souza Filho
 n.º 37/201 , de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger
 n.º 38/201 , de autoria do Vereador Fabricio Dalcastagné.

Pedidos de Informação Parlamentar n.º 02 a 04/201 , de autoria do Vereador Carlos
Adriano Krüger

Requerimento n.º 01/2018, de autoria do Vereador Douglas Emanuel Marchetti.

A próxima sessão ordinária será realizada no dia 20 de fevereiro, a partir das 18h no plenário.