13/03/2018 | Dia do vizinho é instituído no município de Timbó

Na noite desta terça-feira, dia 13 de março, os vereadores da Câmara Municipal aprovaram o projeto de autoria do vereador Haroldo Fiebes que Institui o dia 29 de maio, Dia do Vizinho. O objetivo do projeto é despertar a conscientização de criar vínculos de amizade e relacionamentos com os vizinhos, para que ações podem ser realizadas em benefício a comunidade.

O vereador John Adriano Schwartz falou sobre a necessidade de melhorias no trânsito, faixa de pedestre e iluminação pública. Solicitou a possibilidade da administração realizar um estudo sobre a substituição da iluminação pública por led. Destacou o alto investimento porem os inúmeros benefícios que a cidade obteria com iluminação de qualidade, durabilidade e economia.

O Presidente da Câmara Douglas Marchetti afirmou que no ano passado conversou com uma empresa responsável por realizar este trabalho de substituição, e que seria positiva a colocação visto a durabilidade, a qualidade e segurança. Que seria possível a parceria entre empresa privada e órgão público.

O vereador Martinho de Souza se pronunciou como líder de governo e destacou a matéria sobre a locação de 12 veículos para serviços da Prefeitura de Timbó. Afirma que outros municípios já adotaram esta prática que se torna mais barata aos cofres públicos. Lembrou ainda que o Prefeito Jorge Krüger faz questão de usar o carro próprio para trabalhar.

Serão colocados rastreadores para que a comunidade posso saber quem estava dirigindo e os caminhos percorridos. Estas e outras informações estarão disponíveis no site da transparência. Destacou ainda a segurança do veículo e a possibilidade de precisão na hora da manutenção.

O vereador Fabrício acha excelente a iniciativa da locação dos carros e destacou a importante da aplicação do rastreamento para os veículos.

O vereador Carlos Adriano Krüger solicitou uma verificação em relação a colocação de bebedouro na Escola Padre Martinho Stein. Parabenizou ação do vereador de Indaial Flávio Molinari em relação a fiscalização na área da saúde e destacou a importância de conhecer o candidato na hora do voto nas eleições deste ano.

O vereador Guilherme Voigt desejou melhoras ao vereador Rubens Borchardt que encontra-se com problemas de saúde. Falou sobre uma emenda impositiva trazida pelo Deputado Ismael dos Santos com verba destinada a área da saúde. Destacou o trabalho que o Deputado realiza com jovens dependentes auxiliando na internação e recuperação deles.

O vereador Fabrício Dalcastagné afirmou que irá conversar com o secretário regional Emerson Antudes, para que uma parte da gerência de educação possa permanecer no CEDUP de Timbó, visto que em outras cidades isso também foi realizado, após o encerramento das atividades da ADR.

Solicitou ao líder de governo vereador Martinho de Souza que buscasse informações a respeito das famílias que aguardam a liberação para que as pessoas possam se instalar no residencial Araponguinhas 2.

O vereador Martinho informou que as famílias já receberam as orientações a respeito das datas, e que a liberação será realizada pelo Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal.

Fabrício falou sobre a convocação dos candidatos excedentes do concurso público, os quais já estão aprovados nos exames de avaliação de escolaridade, saúde, física e psicologia, para que ingressem no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Destacou a importância de ter mais efetivos atuando.

Fabrício afirmou que entende a preocupação que alguns servidores tenham em relação ao plano de saúde porem que não compete mais ao legislativo alguma ação. Se existe alguma insatisfação, é necessário que se procure administração pública ou os direitos.

O vereador Haroldo Fiebes parabenizou o Festival de bandas e o Baile do Chopp que ocorreu no fim de semana ressaltando a organização e participação popular. Falou que encontrou pessoas de outras cidades, e que eventos como este são importantes para o turismo.

Parabenizou o vereador Douglas pela apresentação do projeto da impossibilidade de firmar parcerias e bolsas para pessoas envolvidas com dopping. E afirmou que tem seu apoio.

Agradeceu a presença dos servidores no plenário mas que concorda com a opinião do vereador Fabrício em relação ao plano de saúde. Apenas destaca que não concorda com a imposição para adesão ao plano.

Todos os projetos, pedidos e indicações foram aprovados.

Apresentação de projetos

Projeto de Lei nº 6/2018 – Inclui o art. 20-A na Lei nº. 2.761, de 19 de dezembro de 2014, vedando a concessão “Bolsa-Atleta” e “Bolsa Técnico”, à pessoa punida por doping.
Projeto de Lei nº 10/2018 – Autoriza a doação de furgão transformado em ambulância – marca Peugeot, Boxer HDI TCA, ano 2009/2010, placa MGG 1087, na cor branca – código 21350 pertencente ao Fundo Municipal de Saúde.

Pedidos de Providência
Nº 145/2018 de autoria do vereador Haroldo Fiebes
Nº 146/2018 de autoria do vereador John Adriano Schwartz
Nº 147 e 148/2018, de autoria do vereador Fabrício Dalcastagné
Indicação:
Nº48/2018, de autoria do vereador Douglas Emanuel Marchetti
Nº49 e 50/2018, de autoria do vereador John Adriano Schwartz
Nº51 e 50/2018, de autoria do vereador Carlos Adriano Krüger.

Ordem do dia
Projeto de Lei nº 02/2018 – Institui o Dia do Vizinho no município de Timbó.
Emenda Modificada nº 1 ao Projeto de Lei nº 4/2018 – altera a Ementa e o art. 1º do projeto de lei nº 4/2018.

Projeto de Lei nº 4/2018 – Autoriza a cobrança de contribuição de melhoria decorrente da execução da pavimentação da Rua Alfredo Girardi.
Pedidos de Informações Parlamentares nº 9 e 10/2018 de autoria do vereador Haroldo Fiebes.

Pedido de Informação Parlamentar nº 11/2018 de autoria do vereador Carlos Adriano Kruger.