Enquete da Câmara

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing?


Receba as Novidades


Redes Sociais

A Câmara também está ao seu alcance nas redes sociais.

Redes Sociais

Conteúdo Geral

Notícias

20/03/2018 | Informações sobre o Hospital Oase são apresentadas na sessão ordinária desta terça-feira

Nesta terça-feira, dia 20 de março, a Câmara Municipal de Timbó realizou a sétima sessão ordinária no plenário da casa. Contou com a presença da comunidade, de alguns integrantes da equipe do Hospital Oase e de lideranças de bairros. O Diretor do Grupo Copervida e Administrador do Hospital Oase, Richard Choseski, utilizou a tribuna para apresentar dados sobre os atendimentos e estrutura do Hospital.

Richard afirmou que o ano de 2017 foi difícil e que a falta de comprometimento e pagamento do governo do estado tem deixado o hospital em situações complicadas. Em 2017 foram realizados cerca de 722 partos, 3.070 cirurgias e mais de 60 mil atendimentos no pronto-socorro, entre eles 14 mil crianças. O diretor afirma que o número de utilização do pronto atendimento é demasiado e que as pessoas precisam identificar as atividades que podem ser realizadas nas unidades de saúde.

Richard mostrou através de dados e fotos as mudanças e melhorias realizadas na estrutura do hospital no governo anterior e destacou as ações que são feitas para deixar o trabalho ainda mais humanizado. Entre elas espaço para os funcionários, para os motoristas que trazem os pacientes de outras cidades, 5 salas que estão em construção, projetos de humanização, encontros, pedágio, pastelada, promoções e o valor do IPTU que é pago à vista pela comunidade, que obteve ótimos resultados.

Richard destacou o trabalho da UTI que recebe pessoas de 27 cidades, e até dois transplantes de órgãos que foram realizados no hospital. Ele apresentou emendas parlamentares que foram conquistadas nos anos anterior e o que foi este ano. E pediu auxílio aos vereadores para dar continuidade a obra da UTI Neonatal. Afirmou que existe uma grande necessidade de internações na UTI para as crianças e que gostaria que a obra pudesse ser acabada até o fim deste ano.

O vereador Martinho de Souza parabenizou o trabalho da equipe do hospital e disse estar ciente da dificuldade de lidar com tantos atendimentos e da falta de pagamento do governo do estado. Afirma que é lamentável a postura do governador em afirmar que os compromissos do governo anterior não seriam cumpridos e que “o que passou, passou”. Disse que estes dados que foram apresentados durante a sessão deveriam ir ao jornal para que a comunidade pudesse saber da real situação e de como a nossa saúde está bem cuidada. Disse que está à disposição para o que precisar e que os vereadores irão se unir para buscar uma alternativa para ajudar o hospital.

O Presidente da Câmara de Vereadores Douglas Marchetti agradeceu a presença da equipe do hospital e da explanação realizada por Richard, e disse que a comunidade precisa valorizar todas as conquistas que foram obtidas com a estrutura e os atendimentos que o hospital oferece. Parabenizou a dedicação e as ações realizadas pelo ex-prefeito Laércio Schuster Jr durante sua gestão, que gerou novas estruturas e qualidade nos atendimentos. Parabenizou as senhoras da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de Timbó (Oaset) e todas as instituições e grupos que abraçaram a causa para ajudar o hospital.

Mostrou-se indignado com a ação do governo do Estado e afirma que este não é o pensamento de quem serve para governar. É preciso ter responsabilidade e postura para assumir o que foi proposto. Destaca que os números de atendimento no pronto-socorro são preocupantes, e que é necessário juntamente com o executivo, realizar uma campanha de conscientização para orientar os serviços que podem ser feitos nas unidades de saúde e o que compete a urgência e emergência. Se colocou à disposição para juntamente com os vereadores, analisar e buscar uma solução para auxiliar o hospital. Fez um pedido à comunidade para que possam pagar o IPTU a vista, unidos em prol da construção da UTI infantil.

O vereador Guilherme Voigt Junior agradeceu a presença da equipe do hospital e afirmou que achou absurda a postura do governador em relação aos valores em aberto com o hospital. Falou que precisou dos serviços do hospital e foi muito bem atendido. Disse que está à disposição com os demais vereadores para auxiliar na busca por uma solução.

O Vereador Carlos Adriano Krüger parabenizou o empenho da equipe e de todas as pessoas envolvidas em ajudar o hospital. Disse ser lamentável essa atuação do governo do estado em relação a falta de pagamento.

O vereador Rubens Borchardt parabenizou a equipe pela explicação e principalmente pela assistência que tem recebido em suas questões de saúde.

O vereador Fabrício Dalcastagné afirmou que a população está valorizando mais o trabalho que o hospital tem feito na cidade, e que acha inadmissível a postura do governador em relação aos pagamentos.

O vereador John Adriano Schwartz parabenizou a equipe do hospital pelo trabalho e afirmou que se compromete a cobrar dos deputados de sua base mediante as emendas parlamentares. Disse que não concorda com a postura do governador. O vereador disse que fará sua parte em pagar o IPTU à vista para auxiliar o hospital.

O vereador Haroldo Fiebes agradeceu e parabenizou a equipe do Hospital e lamentou a situação do governo do estado e a falta de comprometimento.

O vereador Adilson Mesch parabenizou o trabalho da equipe do hospital e se colocou à disposição para ajudar.

O Presidente Douglas lembrou aos vereadores sobre as obras de macrodrenagem que foram feitas na cidade e várias melhorias da troca de tubulação. Afirmou que o governo está cada vez mais investindo na saúde e que o que compete ao município é realizado. É preciso cobrar do governo do estado.

Destacou o projeto de lei que foi protocolado por ele na semana passada que inclui um artigo que veda a concessão de bolsa-atleta e bolsa -técnico para pessoas que sofreram punição por dopin. O projeto vem de encontro a um código mundial do antidopim. É preciso ter ética e dar exemplo. Caberá a fundação de esportes fazer uma análise.

Douglas realizou um requerimento para que o advogado Sérgio Barreto possa comparecer à tribuna para dar um esclarecimento maior sobre os direitos do consumidor, algo que muitas pessoas ainda não conhecem.

O vereador Carlos Adriano falou que a situação do bebedouro da escola apresentada na semana passada está quase resolvida. Apresentou algumas melhorias que precisam ser feitas com bocas de lobo e tubulação. Também mostrou algumas fotos para que sejam feitas limpezas na estrada e resolvidas as questões de buracos nas estradas.

O vereador Haroldo Fiebes parabenizou o governo municipal pela limpeza feita as margens da estrada 477 e citou alguns problemas de drenagem.

O vereador Fabrício solicitou melhorias na questão da drenagem e de ações pontuais que podem ser feitas para amenizar os alagamentos que surgem com as enxurradas.

Todos os projetos, indicações, requerimentos e moção foram aprovados.

Apresentação de Projetos

Projeto de Lei n.º 11/2018 – Autoriza a Concessão Onerosa de Uso de Bem Público correspondente à parte ideal imobiliária e sua edificação inseridas no Parque Central;

Projeto de Lei n.º 12/2018 - Autoriza a Concessão Onerosa de Uso de Bem Público antiga Tafona e entorno e antiga Indústria de Féculas Cia Lorenz e entorno;

Projeto de Lei n.º 13/2018 – Dispõe sobre a realização do evento comemorativo ao \"Dia do Colono\", que integra o Programa Social de Desenvolvimento Rural;

Projeto de Lei n.º 14/2018 - Autoriza a aquisição e posterior concessão onerosa de uso do imóvel sede da Sociedade Recreativa e Cultural Timbó descrito por”um terreno urbano, situado no prolongamento da Rua Professor Júlio Scheidemantel – lado par, com a totalidade de 9.094,00 m², matrícula nº 8.409, livro 02 do Primeiro Oficio de Registro de Imóveis de Timbó. Sobre o terreno estão construídos um salão e edícula contendo1.458,91 m² não averbados. Há no terreno área de APP no total de 7.028,17 m²”

Pedidos de Providências
n.º 149/2018, de autoria do Vereador Douglas Emanuel Marchetti;

• n.º 151/2018, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger;

• n.º 152 e 153/2018, de autoria do Vereador Adilson Mesch;

Indicação:
n.º 52/2018, de autoria do Vereador Douglas Emanuel Marchetti;

Ordem do Dia
Homologação a Redação Final do Projeto de Lei n.º 4/2018 - Autoriza a cobrança de Contribuição de Melhoria decorrente da execução da pavimentação da Rua Alfredo Girardi.

Pedido de Informação Parlamentar n.º 12/2018, de autoria do Vereador Adilson Mesch;
Pedidos de Informações Parlamentares n.º 13 e 14/2018, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger;

Requerimento n.º 4/2018, de autoria do Vereador Douglas Emanuel Marchetti;
Moção n.º 1/2018, de iniciativa do Vereador Fabricio Dalcastagné e subscrita pelos demais vereadores.

Assessoria de Comunicação

Segue abaixo downloads referentes a notícia:

Outras Notícias