03/04/2018 | Capitão Filipe da Silva Daminelli fala sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros na sessão ordinária desta terça

Nesta terça-feira, dia 3 de abril, a 9ª sessão ordinária recebeu no plenário o Capitão Filipe da Silva Daminelli, Comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Timbó. Daminelli destacou o trabalho dos Bombeiros Militares de Timbó e a importância das atividades para a comunidade. Contou com a presença de bombeiros militares, Polícia Militar, representantes de bairros, a imprensa e a comunidade.

O capitão apresentou através de fotos e dados os trabalhos que são realizados pelo corpo de bombeiros e a estrutura nova, que hoje possibilita mais conforto e tranquilidade para os desafios do dia a dia. Mostrou também as estruturas presentes em outras cidades e frisou a importância de mais efetivos na corporação.
Timbó chegou a possuir 21 Bombeiros Militares no ano de 2014. Em 2012 possuía 16, em 2017 possuia 17. Para Daminelli, Timbó precisaria de 24 bombeiros, já que a estrutura oferece suporte para outras cidades.

Segundo dados apresentados pelo capitão, desde 2007, o Corpo de Bombeiros Militar de Timbó atendeu 13.549 ocorrências (até 20/09/2017). Desde 03 de setembro de 2001, conforme levantamentos em relatórios de ocorrências, foram realizados o total de 19.735 atendimentos. No ano de 2016, Timbó obteve média diária de 4,80 ocorrências dia (1.730 atendimentos). Desde 2007, o Corpo de Bombeiros Militar de Timbó atendeu 14.305 ocorrências (até 03/04/2018). Desde 03 de setembro de 2001, conforme levantamentos em relatórios de ocorrências, foram realizados o total de 22.739 atendimentos.

Capitão Filipe agradeceu a oportunidade de apresentar as atividades e a estrutura do Corpo de Bombeiros, e principalmente agradeceu as pessoas que colaboraram para que tudo se transformasse em realidade.

O Presidente Douglas Marchetti parabenizou o Capital sobre a explanação e sobre o trabalho de liderança que ele faz na equipe. Também destacou o esforço que ele faz para buscar sempre o melhor para a corporação, e o eficiente atendimento que os bombeiros têm realizado mesmo com efetivo reduzido.

O vereador Martinho de Souza Filho agradeceu a explanação do Capitão e reconheceu o esforço e dedicação que ele possui em transformar em realidade as metas e objetivos da corporação. Também destacou o trabalho com qualidade e agilidade que é feito pelos bombeiros, mesmo com poucas pessoas. Se colocou à disposição para auxiliá-los no que for necessário.

O vereador Guilherme Voigt Junior agradeceu a apresentação do Capitão e destacou seu esforço perante as conquistas da corporação. Sua atuação com a equipe a também com a comunidade.

O vereador Carlos Adriano Kruger, que também atua como bombeiro voluntário, destacou as dificuldades do corpo de bombeiro e parabenizou a toda equipe pela belíssima atuação de salvar vidas. Falou que sempre foi muito bem atendido quando solicitou informações para a comunidade.

O vereador Fabrício Dalcastagné agradeceu a participação do capitão e fez algumas perguntas. O vereador fez uma reflexão sobre a possibilidade de aumentar as taxas de serviços para tornar autossustentável o trabalho dos bombeiros.

Falou sobre a moção que fez para solicitar o aumento do efetivo e como isso beneficia a comunidade. Se colocou à disposição para auxiliar no que for possível.

O vereador Haroldo Fiebes parabenizou o trabalho da equipe e questionou-o sobre sua opinião sobre a lei do uso do extintor de incêndio nos automóveis, que foi eliminada recentemente. Também falou sobre a diminuição do efetivo e seus motivos.

O vereador Fiebes usou a tribuna para questionar sobre o valor do IPTU aplicado a comunidade. O vereador Martinho de Souza respondeu como líder de governo e explicou ao vereador sobre a forma de avaliação que é feita para a cobrança.

Outro assunto abordado pelo vereador Fiebes foi o “direito”, que ele acredita ser importante para os jovens desde época da escola. Para ele, as pessoas deveriam ter mais conhecimento sobre a área do direito para que pudessem cobrar mais e conhecer suas oportunidades.

O vereador Carlos Adriano falou sobre as informações que recebeu a respeito do sobreaviso dos funcionários e busca mais respostas. Mostrou algumas imagens e vídeos de ruas com alagamentos, que prejudicaram o Médio Vale neste sábado. Solicitou que administração possa avaliar esses locais a respeito da tubulação.

O vereador Martinho de Souza falou sobre os transtornos que as chuvas do fim de semana causaram a toda comunidade. Disse que pessoas da sua família também foram atingidas, porém que não aconteceu apenas em Timbó. Destacou que cidades como Blumenau e Pomerode decretaram situação de emergência e que as obras que foram realizadas pela administração passada amenizaram a situação da cidade que teve menores danos. Destacou que será realizada cobrança para melhorias nesta área, e que durante o dia, tanto a equipe do Samae e da Secretaria de Obras estava na rua para suprir as necessidades da comunidade.

Lembrou que esses problemas não são recentes e que Timbó já esteve em situações bem difíceis, como no ano de 2008 que possuía poucas máquinas da prefeitura Timbó para ajudar a comunidade com a enchente. Falou da falta de comprometimento do governo do estado, que cada vez mais joga a responsabilidade para os municípios e não cumpre com suas obrigações.

O vereador Guilherme falou sobre um ofício enviado pelo Senador Paulo Bauer e uma emenda para o Hospital Oase. Também destacou sua preocupação com as enxurradas.

Apresentação de Projeto
Projeto de Lei n.º 15/2018 – Autoriza a Concessão gratuita de Direito Real de Uso de Bem Público à Associação de Moradores do Bairro Mulde.

Indicações:
Nº 53 e 55/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes.