Enquete da Câmara

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing?


Receba as Novidades


Redes Sociais

A Câmara também está ao seu alcance nas redes sociais.

Redes Sociais

Conteúdo Geral

Notícias

15/05/2018 | Alteração no trânsito, empreendedorismo e obras são alguns temas tratados na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal

Nesta terça-feira, dia 15 de maio, a Câmara Municipal realizou a sessão ordinária no plenário da casa a partir das 18h. Contou com a presença de lideranças de bairros, servidores da prefeitura e a comunidade. Alteração no trânsito, empreendedorismo e obras foram alguns temas tratados na sessão.

O Presidente da Câmara Douglas Marchetti usou a tribuna para destacar as importantes características da cidade de Timbó que atrai inúmeros turistas e gestores de outros municípios. Douglas destacou a qualidade de vida da cidade, as obras, os parques, o exemplo da reestruturação da saúde, a construção da Policlínica, a recuperação do Hospital Oase, a construção da UTI, que já salvou muitas vidas, e agora a construção da neonatal. Falou também da educação e a infraestrutura que chama atenção de muitas cidades.

Destacou também o reconhecimento, de cidade empreendedora conferindo o prêmio nacional. Falou sobre o aumento da arrecadação de Timbó e também das inúmeras empresas que abriram as portas e se regularizaram, com o auxílio da equipe da Sala do Empreendedor. Citou sua participação na inauguração da nova estrutura da Sala do Empreendedor, que agora pode oferecer ainda mais conforto e estrutura aos timboenses que querem transformar seus sonhos em realidade.

Falou sobre sua participação também na inauguração da sede da CDL. Parabenizando o evento e a belíssima estrutura, e destacou novamente a comitiva recebida pela cidade com gestores do meio oeste para conhecer o sistema de gestão pública, que é referência.

O Presidente chamou atenção para as pessoas que ainda não foram tomar a vacina da campanha da Influenza, que apresentou ótimos resultados neste dia D de vacinação. Porém que ainda tem números a cumprir. A campanha segue até o mês de junho. Fazem parte dos grupos de risco as crianças de 06 meses a 05 anos de idade, trabalhadores de Saúde, população indígena, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, professores e portadores de doenças crônicas e condições especiais.

O vereador Guilherme Voigt Junior convidou a comunidade a participar da reunião de comissão que será realizada nesta sexta-feira de manhã, na Câmara Municipal. Apresentou algumas imagens de um trecho de uma estrada que esta com um calçamento colocado incorretamente. Segundo ele, a obra teria sido feita pelo Samae. Ele pede que a obra seja revista.
O vereador também falou sobre a falta de irrigação de algumas ruas e o excesso em outras. Ele afirma que existe uma reclamação da comunidade da Rua Carajás em relação ao carro que molha a rua.

Guilherme disse que esteve em conversa com o Secretário de Obras Darcízio Bona e agradeceu o rápido atendimento.

O vereador Carlos Adriano Kruger explicou que é necessário molhar algumas ruas até mesmo de asfalto porque acaba levando muita poeira. Sobre a viagem realizada ao Prefeito para a Europa através do CIMVI, Carlos afirma que ficou feliz em saber que uma empresa timboense como a Beneck tem a capacidade de fazer um tratamento de aplicação com o lixo. O vereador ainda afirmou que está buscando mais informações sobre o sobreaviso dos servidores.

O vereador Adilson Mesch mostrou fotos da tubulação antiga de ferro do Samae, que atualmente está sendo substituída por canos de PVC. Até agora já foram feitas mais de 2.300 metros, e a previsão de término na cidade é para 2021. Segundo o vereador, as novas pavimentações já estão recebendo esta nova proposta de tubulação.

O vereador Adilson mostrou a imagem de uma vala no bairro Vila Germer. O vereador afirmou que seria necessária a limpeza da vala para evitar inundações nas enxurradas, porém que ainda não foi atendido.
O vereador destacou ainda o Dia dos Museus comemorado no dia 18 deste mês e convidou a comunidade a conhecer os museus de Timbó, buscando o conhecimento a valorização cultural e histórica, comportamento, música e poesia de Timbó.

O vereador Haroldo Fiebes falou sobre os murmurinhos políticos criados pela mídia sobre os diferentes pensamentos dos vereadores do MDB da mesma bancada. Fiebes falou sobre a Rua Paineira. Também mostrou alguns trechos de rua onde não existe uma boa adequação a boca de lobo, e solicitou uma vistoria para evitar problemas futuros.

Parabenizou a administração pública sobre o pedido seu que foi atendido em fazer uma demarcação de estacionamento da Rua Nicarágua.
O vereador Fabrício informou que questionou o Prefeito Jorge sobre o lado que foi colocado o estacionamento, e segundo as leis de trânsito, é necessário priorizar o lado onde sai o caroneiro.

Fiebes mostrou algumas fotos de pontes que precisam de roçadas próximas. O vereador mostrou também um mapa com algumas indicações que poderia ser feitas para melhorar o fluxo do trânsito próximo a Rua Japão, Rua 7 e entorno. Ele solicitou um estudo para viabilizar o projeto.

Fiebes lembrou que hoje é o Dia Internacional da Família e parabenizou às famílias de Timbó.

Todos os projetos foram aprovados.

Apresentação de Projetos

Projeto de Lei n.º 30/2018 - Autoriza a concessão de auxílio financeiro à Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de Timbó - Hospital e Maternidade OASE.

Projeto de Lei Complementar n.º 10/2018 - Institui e dispõe sobre as taxas municipais por serviços ambientais executados pelo órgão ambiental do Município.

Projeto de Lei n.º 31/2018 - Institui a Unidade Monetária Ambiental (UMA) para efeito de cálculo de atualização monetária e unidade de referência de valores expressos na legislação ambiental municipal e dá outras providências.

Pedidos de Providência:

• n.º 182 e 183/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes;

Indicações:

• n.º 64/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes;
• n.º 65,66,67/2018, de autoria do Vereador Rubens Borchardt;
• n.º 68/2018, de autoria do Vereador Adilson Mesch.

Ordem do Dia

Parecer Prévio PCP-15/00076390 – Dispõe sobre a prestação de contas do Prefeito Municipal referente ao exercício 2014 da Prefeitura Municipal de Timbó.

Projeto de Lei n.º 25/2018 – Autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias no Orçamento-Programa 2018, da Administração Direta.

Projeto de Lei n.º 27/2018 - Altera a Lei nº 2902 de 25 de agosto de 2017, que aprova o Plano plurianual-PPA para o período de 2018-2021.

Projeto de Lei n.º 28/2018 - Altera a Lei nº 2919, de 16 de outubro de 2017, que aprova a lei de Diretrizes Orçamentarias - LDO, para o exercício de 2018.

Projeto de Lei n.º 29/2018 - Autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias no Orçamento-Programa 2018, da Administração Direta.

Pedido de Informação Parlamentar n.º 22/2018, de autoria do Vereador Rubens Borchardt.

Pedidos de Informação Parlamentar n.º 23 e 24/2018, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger.

Requerimento n.º 6/2018, de autoria do Vereador Douglas Emanuel Marchetti e subscrito pelos vereadores Guilherme Voigt Júnior e Rubens Borchardt.

Assessoria de Comunicação

Segue abaixo downloads referentes a notícia:

Outras Notícias