08/06/2018 | Servidores da Câmara Municipal visitam Itapoá para buscar informações sobre processo legislativo digital

No dia 24 de maio, os servidores da Câmara Municipal de Timbó, Ana Paula Manfrini, Ruben Parno e Erhard Gumz visitaram a Câmara Municipal de Itapoá, para conhecer o processo legislativo 100% digital implantado naquela Câmara, onde nem mais as impressoras estão presentes nas salas.

Através da participação de curso técnico, em Florianópolis, direcionado para servidores do Poder Legislativo, houve compartilhamento de informações com colegas do Legislativo de Itapoá, oportunidade em que foi relatada a experiência de desenvolver os trabalhos legislativos de forma digital.

O desejo da implantação do sistema já vinha despertando a curiosidade da equipe há algum tempo, e a notícia de que a Câmara de Itapoá já utiliza o processo legislativo digital, motivou a visita dos servidores.

O Sistema funciona através da implantação do software SAPL – Sistema de Apoio ao Processo legislativo, desenvolvido pelo Interlegis, vinculado ao Senado Federal. O sistema e a implantação são gratuitos.

Após implantação integral do sistema, todos os documentos serão enviados e assinados digitalmente. Os agentes do processo legislativo (vereadores e prefeito) mediante o uso de certificado digital assinarão os documentos que compõem o processo.

Outra situação observada na Câmara de Itapoá é o uso de notebook durante as sessões, pelos vereadores. Como não há mais papel, as proposições são projetadas em telão, durante a realização das sessões, o que permite a visualização a todos os presentes.

O plenário da Câmara de Itapoá é equipado de câmeras digitais, de alta resolução, que permite a transmissão ao vivo das sessões, bem como, a disponibilização do vídeo no canal youtube, com reduzido custo para o Legislativo.

Durante a visita, o servidor Francisco Xavier Soares Filho, do Setor de tecnologia da Informação, da Câmara de Itapoá, avaliou: “É com satisfação que compartilhamos informações, pois além da redução do consumo de papel e outros recursos, também podemos aumentar a eficiência do Poder Legislativo de modo geral. É sempre enriquecedor o intercâmbio de informações, pois esse contato com servidores de outras Casas Legislativas permite avançarmos também aqui na Câmara de Itapoá\\\\\\\\\\\\\\\".

A equipe do Poder Legislativo considerou a experiência positiva, motivando a adoção de ferramentas de tecnologia da informação para aprimorar os serviços da Câmara Municipal de Timbó.

Reunião com os vereadores

Nesta terça-feira, dia 5 de junho, os servidores que fizeram a visita à Câmara de Itapoá, relataram aos vereadores da Casa, o funcionamento do sistema e o dia a dia das atividades legislativas, em uma reunião na sala do Presidente Douglas Emanuel Marchetti.

Todos os vereadores se mostraram interessados e acreditam ser uma ótima opção esta migração para a economia de papel, facilidade nos processos e agilidade no trabalho de uma forma geral.

“Acredito que este é o futuro. Precisamos utilizar a tecnologia a nosso favor para dar mais agilidade aos processos e também pensar na preservação da natureza, com a economia de papel. Os arquivos físicos serão substituídos pelos digitais, e os vereadores poderão assinar os ofícios de qualquer lugar, através de smarthphones. Acredito que podemos iniciar esta mudança com um passo de cada vez, dando maior agilidade e tecnologia em nossas atividades”, disse o Presidente da Câmara.

O primeiro passo é buscar mais informações sobre a implantação do sistema, a migração dos dados e treinamento dos servidores.

“Além de uma Câmara enxuta com uma excelente estrutura, ainda teremos um sistema prático, objetivo e totalmente digital. Vamos economizar tempo, papel e segurança”, disse Douglas.