Enquete da Câmara

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing?


Receba as Novidades


Redes Sociais

A Câmara também está ao seu alcance nas redes sociais.

Redes Sociais

Conteúdo Geral

Notícias

24/07/2018 | Câmara Municipal realiza a 25ª sessão ordinária

Na noite desta terça-feira, dia 24 de julho, a Câmara Municipal realizou a 25ª reunião ordinária no plenário da casa. Contou com a participação de líderes da comunidade, a imprensa e a comunidade.
O Presidente Douglas Marchetti destacou a indicação que fez ao executivo sobre a Campanha do uso excessivo do celular e das mídias sociais. “Vivemos em uma cidade entre as 10 melhores no país para se viver e ao mesmo tempo temos números preocupantes em casos de depressão e demais doenças. Em 2 anos, Timbó obteve mais de 90 tentativas de suicídio, muitas delas provocadas pelo isolamento social e falta de diálogo.” O Presidente afirma que não é contra as mídias, pois ele também utiliza e considera muito importante, porém acredita que nada pode substituir o contato, o abraço, o carinho, o diálogo e a atenção, por isso é necessário existir uma conscientização.
Falou também a respeito da indicação que fez ao executivo sobre a retirada dos canteiros e a reestruturação da ciclovia na Rodovia Ralf Knaesel entre o bairro Pomeranos e São Roque. “Temos aí vários problemas: a situação da ciclovia danificada, a péssima manutenção dos canteiros, lixo e muito mato. Temos que avançar na situação do turismo e bem-estar da nossa cidade. Precisamos ter mais cuidado na entrada que liga a cidade de Pomerode e Rio dos Cedros. É preciso retirar esses canteiros e arrumar a ciclovia, ou no mínimo cuidar dos espaços para poder dar uma boa visibilidade e segurança para nossa comunidade. Realizar uma parceria com o DEINFRA para fazer uma reestruturação destes espaços. Se não há condições de fazer obras, que se tenha uma manutenção adequada.”
O Presidente falou sobre uma emenda do Deputado Espiridião Amin que foi destinada a pavimentação da Rua Araponguinhas, uma indicação realizada por ele. “Vamos continuar acompanhando esta ação, pois sei que é uma luta da comunidade, que agora juntos, certamente vamos conseguir.”, disse Douglas.
O vereador Guilherme Voigt Junior falou sobre a avaliação das obras e ações da cidade durante a semana. Afirmou que existem diversas reclamações nos bairros, que são levadas por ele diretamente a Secretaria de Obras como, poeira, mato alto na estrada e outras, porém sempre são prontamente atendidas. Citou algumas situações que são questionadas no bairro Araponguinhas.
O vereador Carlos Adriano Kruger destacou a falta de atenção do executivo em relação ao Pavilhão da escola Padre Martinho Stein que ainda está sem poder ser utilizado. Também chamou atenção sobre as licitações dos radares e lombadas. Ele pediu um pouco mais atenção sobre o término de contrato, pois algumas pessoas acabam se aproveitando para aumentar a velocidade.
O vereador Haroldo Fiebes parabenizou os colonos e os motoristas da cidade pela data de comemoração que será neste dia 25. Destacou a importância do trabalho de cada categoria. Falou também sobre as 23 lâmpadas queimadas na Rua Oscar Piske. Ele pediu ao executivo para dar uma olhada nesta situação. Não só na Oscar Piske, mas outras ruas também. “Temos que verificar este contrato terceirizado. Ou melhora o serviço ou devolve para a prefeitura”.
Parabenizou as pessoas envolvidas na festa da Rua Fritz Lorenz, e também ao evento da Sociedade Liberdade. “Sempre é muito bom realizar estas festas para manter viva a tradição.”
Destacou sua insatisfação sobre a desigualdade em relação ao tempo de imprensa na questão nacional, na aparição de candidatos na TV nestas eleições. “A concorrência é desleal. Acho que todos deveriam ter o mesmo direito de veiculação de TV e rádio”.
O vereador Rubens Borchardt falou sobre a situação dos acostamentos no bairro Dona Clara. Disse que concorda com as informações do Presidente Douglas e que a comunidade sofre com a falta de manutenção.
O Presidente Douglas ainda lembrou o alto investimento que o Governo do Estado está realizando na Ponte Hercílio Luz, e o descaso em relação a pagamentos e investimentos em cidades pequenas.
O vereador Rubens ainda falou que fez uma indicação para a construção de duas escadarias no cemitério. “Poderia ter pelo menos uma escadaria para que a pessoa pudesse subir a pé e não precisasse dar toda volta”. Outra informação é que está feita a cancha no bairro Dona Clara. O vereador falou de uma emenda no valor de R$ 100 para a compra de um trator que será usado pela Secretaria de Agricultura. Parabenizou os colonos pelo seu dia e disse que também já foi colono e conhece a realidade de muito trabalho.
O vereador Martinho de Souza Filho falou que a emenda destinada ao trator já esta aqui e o edital esta na fase final. Quanto à informação do pavilhão da Escola Padre Martinho Stein, o vereador afirmou que foi conversar com a direção da escola, que está aguardando a licitação para realizar a troca do piso, que será de qualidade superior, justamente pelo caso de enxurradas. Disse que os alunos estão seguindo com suas atividades e que irá acompanhar o processo. Quanto à questão da troca de lâmpadas, o executivo está criando um cargo de um engenheiro elétrico para que o profissional possa avaliar o serviço da empresa terceirizada e garantir a eficiência do trabalho.

Pedidos de Providência:
• n.º 222 e 223/2018, de autoria do Vereador Douglas Emanuel Marchetti;
• n.º 224 e 226/2018, de autoria do Vereador Fabricio Dalcastagné;
• n.º 225/2018, de autoria do Vereador Rubens Borchardt;

Indicação:
• n.º 79/2018, de autoria do Vereador Rubens Borchardt;
• n.º 80 e 81/2018, de autoria do Vereador Douglas Emanuel Marchetti.

Ordem do Dia
Projeto de Lei Ordinária n.º 39/2018 – Autoriza, em continuidade ao Programa de colaboração na reestruturação do Hospital e Maternidade OASE, o auxílio financeiro para a obra de construção da Unidade de Terapia Intensiva - UTI Neonatal junto ao Hospital e Maternidade OASE;

Aprovado

Projeto de Lei n.º 41/2018 - Altera a Lei nº 2.902, de 25 de agosto de 2017, que aprova o Plano Plurianual - PPA para o período de 2018-2021;

Aprovado

Projeto de Lei n.º 42/2018 – Autoriza a abertura de Crédito Especial de Valores em dotações orçamentárias no Orçamento-Programa 2018 da Administração Direta;

Aprovado

Projeto de Lei n.º 44/2018 - Autoriza a suplementação de Crédito Especial de valores em dotações orçamentárias, no Orçamento-Programa 2018 da Administração Indireta (TIMBOPREV);

Aprovado

Pedido de Informação Parlamentar n.º 40/2018, de autoria do Vereador Douglas Emanuel Marchetti;

Aprovado

Pedido de Informação Parlamentar n.º 41/2018, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger;
Aprovado

Assessoria de Comunicação

Segue abaixo downloads referentes a notícia:

Outras Notícias