07/08/2018 | Câmara Municipal realiza a 27ª sessão ordinária nesta terça-feira

A Câmara Municipal de Timbó realizou na noite desta terça-feira, dia 7 de agosto, a 27ª sessão ordinária no plenário da casa. Contou com a presença da comunidade, a imprensa e as lideranças de bairros.

O vereador Martinho de Souza falou como líder de governo e destacou o ano de eleição e a necessidade da comunidade de ter consciência sobre o voto. Falou sobre a importância da votação e não do voto nulo. Disse que o voto é direito do cidadão e temos o dever de mudar este cenário. Poder verificar a melhor proposta e conhecer o candidato.

Falou sobre as cirurgias de mutirão de catarata que serão realizadas na cidade de Timbó neste mês. Serão feitas mil cirurgias. Para as pessoas que tiverem dúvidas, podem procurar a Lene na Policlínica. O objetivo é zerar a fila nesta área.

Outro assunto destacado pelo vereador foi sobre o transporte público. Ele disse que a partir de amanhã a empresa Presidente estará atuando no transporte. A tarifa sofrerá um pequeno reajuste, que há anos não era alterada. As adequações de horários podem ser acompanhadas pela site da prefeitura de Timbó www.timbo.sc.gov.br . Essa contratação foi feita em período temporário, e a Prefeitura já está agilizando os trâmites.

O vereador Guilherme Voigt Junior fez um pedido de informação sobre uma área da Rua Tiroleses onde necessita de tubulação. O espaço está com esgoto a céu aberto e segundo o vereador, pode causar a proliferação de mosquitos e outros animais, inclusive a dengue. Solicitou que seu pedido fosse avaliado pelo executivo.

O vereador afirmou que foi diretamente ao setor de obras para solicitar que reparos fossem feitos no trecho da ponte e calçada entre a Rua Indaial e Blumenau. Ele apresentou fotos. Disse que prontamente foi atendido e agradeceu o trabalho feito. Acredita que em outro momento o trabalho poderia ser retomado para que fosse feito com mais qualidade.
Guilherme falou sobre a necessidade de fazer uma reforma no complexo esportivo. O vereador acredita que poderia ser feita uma revitalização do espaço.

O vereador Rubens Borchardt falou da bomba de água que está no Cedrinho. Ele afirma que é necessário limpar. Ele fez um pedido de providência solicitando este serviço. Destacou que faz 10 anos que ele está pedindo iluminação no bairro Dona Clara. Ele solicita que o Samae estenda sua destruição de água até o bairro que faz divisa com Rio dos Cedros.
O vereador Carlos Adriano Kruger falou sobre a quadra na escola Padre Martinho Stein que ainda está sem solução. Falou sobre a pavimentação da Rua Bolívia, que a comunidade está reclamando porque não passa o carro pipa.

O vereador disse que o Samae não estende a água até o Cedrinho porque são poucos moradores e não seria rentável. Porém ele disse que eles também são cidadãos. Ele disse que agora com o fim das convenções é possível identificar quem é o ser político e o estar político.

Os vereadores Fabrício Dalcastagné e Haroldo Fiebes não estiveram presentes na sessão.

Os projetos e pedidos foram aprovados.
Apresentação de Projeto:

Projeto de Lei n.º 47/2018 – Autoriza a cobrança de Contribuição de Melhoria decorrente da execução da pavimentação da Rua Caroba.
Projeto de Lei n.º 48/2018 – Autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias no Orçamento-Programa 2018, da Administração Direta.

Projeto de Lei n.º 50/2018 – Altera a Lei n.º 2919, de 16 de outubro de 2017 que aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO.
Pedidos de Providência: n.º 231 a 233/2018, de autoria do Vereador Adilson Mesch;

• n.º 234 e 235/2018, de autoria do Vereador Rubens Borchardt;
• n.º 236/2018, de autoria do Vereador Guilherme Voigt Júnior.
• Indicações: n.º 83/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fibes;
• n.º 84/2018, de autoria do Vereador Rubens Borchardt.

• Ordem do Dia Homologação da Redação final à Mensagem Substitutiva ao Projeto de Lei Complementar n.º 4/2018 – Altera a Lei Complementar n.º 1, de 22 de outubro de 1993, que institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Timbó; Projeto de Lei n.º 45/2018 - Altera a Lei n.º 2.909, de 4 de setembro de 2017.

Projeto de Lei n.º 46/2018 – Autoriza a cobrança de Contribuição de Melhoria decorrente da execução da pavimentação da Rua Cecília Reguse – Trecho II;

Pedido de Informação Parlamentar n.º 44 /2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes;