Enquete da Câmara

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing?


Receba as Novidades


Redes Sociais

A Câmara também está ao seu alcance nas redes sociais.

Redes Sociais

Conteúdo Geral

Notícias

04/09/2018 | Projeto do financiamento de pavimentação da Rua Pomerode é aprovado na 31ª sessão ordinária

Na noite desta terça-feira, dia 4 de setembro, a Câmara Municipal realizou a 31ª sessão ordinária no plenário da Casa. Contou com a presença do Prefeito Jorge Krüger, líderes de bairros, imprensa, a comunidade e moradores da Rua Pomerode. Um dos destaques da noite foi aprovação do financiamento para a pavimentação da Rua Pomerode, uma obra no valor de R$ 15 milhões. Para os vereadores, a obra é de suma importância para toda a cidade. É uma rua que faz divisa com outras cidades, e necessita de um trabalho intenso também de saneamento básico.

Em seu pronunciamento pessoal, o vereador Haroldo Fiebes falou sobre uma indicação que fez sobre o Centro de Convivência do Idoso no Jardim Botânico. O local é muito utilizado e de acordo com algumas pessoas que freqüentam, seria necessária a colocação de forro, e também a troca do piso no local onde é utilizado para a dança. O vereador parabenizou administração pela colocação do ar condicionado, mas acredita que com a colocação do forro poderia ter uma economia de energia. O vereador também mostrou imagens de duas salas que não são utilizadas no local, pois não tem escada de acesso.

Fiebes falou sobre as faixas elevadas e destacou a colocação de uma faixa elevada na Rua Benjamin Constant, para diminuir a velocidade das pessoas que por lá trafegam.

Falou também ser favorável ao parecer do projeto de financiamento da pavimentação da Rua Pomerode. “Não gosto da ideia de ter que pegar dinheiro emprestado, mas no entanto diante desta importante via, já quero manifestar meu voto favorável. É de suma importância que a cidade cresça. Sabemos que a comunidade sofre muito com a poeira, e esta via também irá facilitar o tráfego de muitas outras”, disse o vereador.
Haroldo falou sobre uma indicação que fez ao executivo para que as escolas que possuem período integral pudessem adicionar a grade, a matéria de noções de direito, onde os alunos pudessem aprender mais sobre direitos e deveres.

O vereador Carlos Adriano Krüger afirmou que a comunidade está aguardando que a obra da Rua Bolívia seja feira, mediante as informações passadas pelo governo na semana passada. Falou sobre a obra do Ginásio de Esportes da Escola Padre Martinho Stein, que sairá em torno de R$ 80 mil. Porém o vereador acredita que não seria necessário trocar todos os tacos e que a obra poderia sair mais barata.

O vereador destacou a dificuldade em tomar a decisão da votação de alguns projetos como a pavimentação da Rua Pomerode diante de Leis como a de Responsabilidade fiscal.

Apresentação de Projeto:

Projeto de Lei Ordinária n.º 55/2018 - Autoriza a ampliação e prorrogação da Concessão Gratuita de Direito Real de Uso de Bem Público à Cooperativa Mista Agrícola de Piscicultores - COOMAPEIXE concedida pela Lei 2348, de 17 de maio de 2017.

Projeto de Lei Ordinária n.º 56/2018 – Dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para 2019 e dá outras providências.

Pedido de Providências

n.º 241 de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; – Busque realizar a instalação de lixeiras ao longo do trajeto compreendido da Rua Pomerode e também a Tifa Colley até o parque FreymundGermer, Morro Azul, Localidade Mulde, em pontos determinados, após análise dos locais mais apropriados para a sua instalação.

Nº 242 de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Que seja realizado a troca das lâmpadas queimadas da iluminação pública em toda extensão da Tifa Morgenland (TBO429), na Localidade de Mulde Alta.

243/2018, de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Que seja instalado um braço de iluminação pública nos postes existentes no início e no final da Rua Diaconisa Helena Suess, Bairro Quintino.

• n.º 245/2018, de autoria do Vereador Rubens Borchardt; Instalar uma faixa elevada de pedestres na Rua Belém, nas proximidades do número 115, Bairro das Capitais.

Indicações
• n.º 88/2018, de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Que o Poder Executivo, através do setor competente, realize um estudo de viabilidade para realizar as obras de concretagem ou asfaltamento em dois pontos críticos da Tifa Krüger, Mulde Alta, do trecho que compreende o início, onde o acesso é muito íngreme e próximo à divisa com Pomerode, onde existe uma curva acentuada, como também que fosse feito o alargamento nos pontos precários e a instalação de tubulação para desviar corretamente o curso das águas.

• n.º 89/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes. Que o Poder Executivo, através do setor competente, realize as obras necessárias à finalização do Galpão em que se encontra instalado o Centro de Convivência do Idoso, localizado anexo ao Jardim Botânico, em especial, instalando o forro de modo a melhorar a acústica daquele espaço, bem como, amenizar o calor e, consequentemente, economizar energia elétrica, haja vista que os aparelhos de Ar Condicionados trabalharão \"mais folgados\". Além disso, sugere-se que se instale na pista de dança um material próprio para tanto, opinando-se pela instalação de um assoalho de madeira. Ademais, também se sugere que seja instalada uma escada de acesso às salas localizadas na parte superior, hoje inacessíveis e obsoletas, bem como, se utilize tais espaços para melhor atender os usuários.

Ordem do Dia

Mensagem Retificativa ao Projeto de Lei Ordinária n.º 49/2018 - Autoriza o poder executivo municipal a aderir e contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, relativo Programa Avançar Cidades - Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

O vereador Guilherme Voigt Junior disse que é favorável e acredita ser um investimento. É um bem muito grande para todos os timboenses.
O vereador Carlos Adriano Krüger, reforçou a Lei de responsabilidade Fiscal.
O vereador John Adriano Schwartz afirma que é a favor. É uma das mais antiga Ruas da cidade. É de extrema importância principalmente nos momentos de enchente. Vai contemplar um problema antigo, que é o saneamento e buracos, e a poeira constante.

O vereador Martinho de Souza destacou a importância da obra, o valor que ela representa para toda cidade. É uma obra complexa que irá exigir um trabalho bem feito. Dificilmente o município conseguiria fazer uma obra com recursos próprios.

Aprovado

Projeto de Lei Complementar n.º 17/2018 – Institui o regime sobreaviso aos servidores públicos municipais ocupantes do cargo de motorista lotados no Conselho Tutelar.

Aprovado

Projeto de Lei Complementar n.º 19/2018 - Concede isenção do Imposto Sobre Serviço - ISS aos serviços de transporte coletivo municipal de passageiros, definido no subitem 16.01 da Lista de Serviços do art. 278 da Lei Complementar nº 142/1998

Aprovado

Projeto de Lei n.º 53/2018 - Autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias no Orçamento-Programa 2018, da Administração Direta e Indireta.

Aprovado

Pedido de Informação Parlamentar n.º 48/2018, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger; Relação dos Contribuintes que foram notificados para pagamento da taxa de Contribuição de Melhoria, assim como os Contribuintes Inadimplentes da modalidade de mutirão, especificando o valor a ser pago por contribuinte, referente às obras de Pavimentação realizadas nos períodos de 2013 a 2016 e 2017 à data atual.

Aprovado

Moção n.º 13/2018, de autoria do Vereador Rubens Borchardt e subscrita pelos demais vereadores.

Aprovado

Assessoria de Comunicação

Segue abaixo downloads referentes a notícia:

Outras Notícias