11/09/2018 | Câmara Municipal realiza 32ª Sessão Ordinária nesta terça-feira

Nesta terça-feira, dia 11 de setembro, a Câmara Municipal realizou a 32ª sessão ordinária no plenário da Casa. Contou com a presença dos líderes de bairros, imprensa, a comunidade, e os alunos do Colégio São Paulo de Ascurra Nícolas Butzke da Silva e Ester De Cker, do Projeto Empreendedorismo Público.

Em seu pronunciamento pessoal, o vereador Haroldo Fiebes parabenizou as pessoas que participaram e organizaram o desfile de 7 de setembro, e também as pessoas que organizaram a Churrascada da Independência. Também parabenizou as pessoas que trabalham na festa da Paróquia, e na Festa do Reis e Rainhas, que ocorreu este fim de semana.

O vereador falou sobre o fato ocorrido com o candidato Jair Bolsonaro e disse ser uma falta de respeito para com o candidato e os brasileiros. “O atentado contra Jair não foi só contra o candidato, mas sim contra a democracia e ao povo brasileiro.”, disse Fiebes. O vereador também destacou o atentado as Torres Gêmeas no dia 11 de setembro. Para ele, uma série de fatos que envolvem a falta de respeito da humanidade.

Falou sobre o dinheiro público que muitas vezes não é muito bem investido. Mostrou algumas fotos com caixas de passagem de energia elétrica em alguns pontos da cidade. Para o vereador elas foram feitas com material de má qualidade, por isso estão quebradas e podem gerar perigo para a comunidade. Ele mostrou uma caixa de passagem com tampa de concreto, que afirma ser uma boa solução.

O vereador Carlos Adriano Kruger falou sobre a Churrascada da Independência e destacou o trabalho dos Escoteiros. Falou da obra na Rua Bolívia, que foi realizada temporariamente, até que venha a camada definitiva, conforme afirmou o executivo.

O vereador falou também sobre a descarga de material em área alagável na Rua Peroba. Disse que já esperou o tempo necessário e que irá buscar informações e providência com a equipe do Meio Ambiente. A comunidade fica preocupada, pois a Rua pega água com facilidade e esse material despejado pode prejudicar ainda mais.

Fez um convite a comunidade e aos vereadores para a audiência pública que será realizada nesta quarta-feira, a partir das 16h, no Plenário da Casa. O objetivo da audiência, a pedido da Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas, é a discussão do Projeto de Lei n.º 56, de 30 de agosto de 2018 e que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentária para o ano de 2019 e dá outras providências.

O vereador Rubens Borchardt não esteve presente na sessão.

Apresentação de Projeto:

Projeto de Lei Ordinária n.º 57/2018 – Disciplina a admissão de pessoal por prazo determinado no âmbito do Magistério Público Municipal, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, sob regime administrativo especial, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal.

Projeto de Lei Ordinária n.º 58/2018 – Altera a Lei nº 2902, de 25 de agosto de 2017, que aprova o Plano Plurianual - PPA para o período de 2018-2021.
Projeto de Lei Ordinária n.º 59/2018 - Autoriza a cobrança de contribuição de melhoria decorrente da execução da pavimentação da Rua Lorena.
Projeto de Lei Ordinária n.º 60/2018 - Autoriza a cobrança de contribuição de melhoria decorrente da execução da pavimentação das Ruas Palmas e Pato Branco.

Pedido de Providências

• n.º 246/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes; Que se proceda a urgente substituição das caixa de passagem instaladas no passeio público existente no lado direito da rua Duque de Caxias, no centro de Timbó, por caixas e/ou tampas de concreto, tal qual foram instaladas no Pavilhão de Eventos Henry Paul,

Ordem do Dia

Projeto de Lei Ordinária n.º 52/2018 – Autoriza a cobrança de Contribuição de Melhoria decorrente da execução da pavimentação da Rua Santos Dumont.

Aprovado