25/09/2018 | Câmara Municipal realiza a 34ª sessão ordinária nesta terça-feira

Nesta terça-feira, dia 25 de setembro, a Câmara Municipal de Timbó realizou a 34ª sessão ordinária no plenário da Casa. Contou com a presença dos líderes de bairros, a imprensa, alunos do Ensino Médio do Colégio São Paulo de Ascurra e a comunidade.

m seu pronunciamento pessoal, o vereador Guilherme Voigt Junior falou sobre um pedido de providência que já havia solicitado mas não foi atendido. Disse que compreende que ainda não foi possível resolvê-lo, porém destaca a importância. Falou sobre a limpeza de uma vala no bairro Araponguinhas. Segundo ele, existe um esgoto a céu aberto e que precisa ser resolvido.

Falou sobre a questão da política brasileira. Destacou as falhas de algumas pesquisas que muitas vezes influenciam as pessoas. Leu um trecho da bíblia que pode ser interpretado na realidade política que estamos vivendo.

O vereador Haroldo Fiebes mencionou a constituição federal sobre a igualdade. O vereador apresentou duas fotos do aterro que está sendo feito na Rua Santa Catarina. Ele destacou o caso da Rua Peroba onde foram colocadas cargas de barro em área inundável, e nada foi feito. O vereador afirmou que este aterro na Rua Santa Catarina pode causar inundações. Ele solicitou através do líder de governo que se faça uma avaliação do local.

O vereador Carlos Adriano Krüger fez uma reflexão e um questionamento sobre a liberação dos aterros. Para o vereador ainda existe uma incompreensão sobre a questão da liberação.

Destacou sua presença em reuniões no Conselho de Desenvolvimento Econômico e disse que não concorda com algumas posturas que são tomadas mediante as decisões de liberação de serviços.

O vereador falou também sobre o cartão prêmio Assiduidade e a licitação realizada. Para o vereador, a empresa que venceu a licitação precisa rever as parcerias, para que possa oferecer mais oportunidade aos funcionários usuários do cartão.

O vereador Martinho de Souza Filho falou sobre a assinatura da ordem de serviço das rotatórias no bairro Araponguinhas e também da ordem de serviço da Escola Nestor Margarida, que estava inclusive no plano de governo.

Martinho destacou que a antiga empresa que administrava o cartão assiduidade não quis participar da licitação, e que discorda da opinião do vereador Carlos quanto aos mercados pequenos, pois eles estão buscando parcerias para melhor atender os funcionários.

O vereador convidou a comunidade para a abertura da Festa do Imigrante que inicia no dia 11 de outubro. Destacou a importância da festa para a cidade e para o turismo. O vereador também falou sobre a consciência na hora do voto.

Apresentação de Projeto:

Projeto de Lei Ordinária n.º 62/2018 – Altera o art. 3.º da Lei n.º 2.958, de 27 de abril de 2018.

Pedido de Providências n.º 250/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes; - Que o Poder Executivo, através do setor competente, realize a urgente instalação de uma lixeira no ponto de ônibus localizado em frente à Padaria das Capitais (Rua Aristiliano Ramos n.º 681) Bairro das Capitais, bem como, proceda a roçada do terreno existente atrás do referido abrigo de ônibus e/ou, notifique o proprietário para que o faça.

• n.º 251/2018, de autoria dos Vereadores Adilson Mesch e Fabricio Dalcastagné - Que seja feito o deslocamento de um poste de iluminação pública, instalado no final da Rua Augusto Maas, Bairro Vila Germer.

• n.º 252/2018, de autoria do Vereador Fabricio Dalcastagné - Que seja realizado os serviços de patrolamento e macadamização na Rua Aroldo Bloedorn, Bairro Padre Martinho Stein.

• n.º 253/2018, de autoria do Vereador Rubens Borchardt Realizar a manutenção em toda a extensão da Ponte Pênsil, localizada no Bairro Dona Clara.

254/2018 - Implantar uma faixa elevada de segurança para pedestres em frente à Escola Clara Donner, no Bairro Dona Clara. Pede-se ainda, que seja realizada a pintura na via em questão, com intenção de sinalizar e melhorar o trânsito.

• n.º 255/2018, de autoria do Vereador Guilherme Voigt Júnior - Providenciar com urgência a limpeza da vala sanitária existente na Rua Edmundo Lindner, Bairro Araponguinhas.

• n.º 256/2018, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger - Que o setor competente providencie a colocação de uma quantidade maior de tachões (sinalização horizontal), com distância menor entre si, na rua Marechal Deodoro da Fonseca, numa extensão de 15 metros, a partir do trevo com a rua Japão, Bairro Nações.

• Ordem do Dia

Projeto de Lei Ordinária n.º 54/2018 – Altera o art. 2.º da Lei n.º 2.916, de 3 de outubro de 2017.

Aprovado