Enquete da Câmara

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing?


Receba as Novidades


Redes Sociais

A Câmara também está ao seu alcance nas redes sociais.

Redes Sociais

Conteúdo Geral

Notícias

02/10/2018 | Câmara Municipal realiza a 35ª sessão ordinária nesta terça dia 2

Nesta terça-feira, dia 2 de outubro, a Câmara Municipal de Timbó realizou a 35ª sessão ordinária no plenário da Casa. Contou com a presença das lideranças de bairros, alunos do Colégio São Paulo, a imprensa, e a comunidade.

Em seu pronunciamento pessoal, o vereador John Adriano Schwartz falou sobre seus pedidos de providência a respeito da iluminação pública. Que seja instalado um braço de iluminação pública nos postes existentes no início e no final da Rua Diaconisa Helena Suess, Bairro Quintino; Que seja instalado um abrigo de ônibus na rua Pomerode, próximo ao nº 2500, e trevo de acesso ao Morro Azul, Mulde Central.

E que os postes de iluminação pública do Município, instalados na área rural, sejam numerados para facilitar a localização dos mesmos quando da realização dos serviços de manutenção e substituição de suas lâmpadas.

O vereador também falou sobre um estudo de viabilidade para o asfaltamento no trecho da Tifa Krüger. Destacou a importância do alargamento e da instalação de tubulação.

O vereador Carlos Adriano Krüger falou sobre a estrutura da Câmara Municipal, principalmente aos alunos do Colégio São Paulo de Ascurra, que estão acompanhando as sessões para a realização de um trabalho. O vereador destacou que a Câmara é uma das mais enxutas e que os vereadores não possuem privilégios.

Falou sobre o caso de uma máquina da Prefeitura que encalhou em uma obra e pediu mais informações sobre essa máquina que seria nova, comprada há pouco tempo. Disse que não estará presente na próxima sessão, pois estará em viagem com a equipe dos Escoteiros em um encontro.

O vereador chamou atenção para as eleições e para a responsabilidade do voto. Disse que é preciso pesquisar o candidato e saber quais as suas intenções.

O vereador Haroldo Fiebes parabenizou o Dia do Idoso que se comemorou no dia 1º. Falou da conquista do Estatuto do Idoso. Leu alguns trechos do documento. Chamou atenção para o fato do Centro de Convivência do Idoso não possuir forro. Para ele é algo negativo para a acústica do local e também pela questão do calor. Mesmo climatizado o local, a falta do forro faz com que se gaste mais energia. Ele pediu ao líder de governo para levar esta situação ao executivo.

Para Fiebes, é preciso adquirir mais um ônibus para as atividades da Melhor Idade.
O vereador também falou sobre a Rua Fritz Lorenz. Fez um pedido para que o poder público faça o alargamento da calçado para obter mais segurança.

Falou sobre a resposta do pedido de informação que fez ao executivo sobre a construção de uma rótula no trecho da Metisa. Ele disse que a obra custou cerca de R$ 125 mil.O vereador questionou o valor e disse que é preciso tomar mais cuidado com o dinheiro público.

“Esta semana fiz um pedido ao Deinfra para que seja instalado URGENTEMENTE um redutor de velocidade ou faixa elevada de pedestres no Acesso Estadual Rio dos Cedros Sul (Rodovia Tercílio Marchetti - SC 477) nas proximidades do n.º 1821, Bairro das Capitais.” Disse ele.

Também falou da importância de analisar o passado e as ideias dos candidatos para a eleição.

O vereador Martinho de Souza falou como líder de governo. Disse que a máquina que encalhou no local da obra ainda não foi paga e que possivelmente será devolvida.

O vereador Carlos disse que os serviços da Secretaria de Obras poderiam estar disponíveis no site da Prefeitura para que as pessoas pudessem acompanhar.

O vereador Martinho disse que pode ser uma sugestão levada ao executivo. Sobre o Centro do Idoso, Martinho disse que é importante sim manter o local e que hoje existem vários programas para auxiliar o idoso. Ele disse que o Presidente Temer cortou quase 98% da verba da Assistência Social. Por isso hoje, as prefeituras é que acabam arcando com os custos dos profissionais que fazem parte destes programas, porque o governo cancelou tudo.

Falou que é importante exercer o direito da cidadania e a democracia. Destacou que temos gestores comprometidos e que damos exemplo para o Brasil. “Se a gente quer renovação temos que fazer a nossa parte e conhecer nosso candidato.”, disse ele.



Apresentação de Projeto:

Mensagem Retificativa ao Projeto de Lei Ordinária n.º 36/2018 – Cria o Programa Municipal de Desenvolvimento Agrícola da Cadeia Produtiva.

Apresentação de Emenda: Emenda de Redação n.º 1 ao Projeto de Lei Ordinária n.º 55/2018 – Altera a redação da ementa do Projeto de Lei Ordinária n.º 55/2018.

Pedido de Providências
• n.º 257/2018 - de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Que seja instalado um braço de iluminação pública nos postes existentes no início e no final da Rua Diaconisa Helena Suess, Bairro Quintino.

Nº 258/2018 - Que seja instalado um abrigo de ônibus na rua Pomerode, próximo ao nº 2500, e trevo de acesso ao Morro Azul, Mulde Central.

Nº 259/2018 – Que os postes de iluminação pública do Município, instalados na área rural, sejam numerados para facilitar a localização dos mesmos quando da realização dos serviços de manutenção e substituição de suas lâmpadas.

• n.º 260/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes- Que seja instalado URGENTEMENTE um redutor de velocidade ou faixa elevada de pedestres no Acesso Estadual Rio dos Cedros Sul (Rodovia Tercílio Marchetti - SC 477) nas proximidades do n.º 1821, Bairro das Capitais.

Indicação
• n.º 90/2018, de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Que o Poder Executivo, através do setor competente, realize um estudo de viabilidade para realizar as obras de concretagem ou asfaltamento em dois pontos críticos da Tifa Krüger, Mulde Alta, do trecho que compreende o início, onde o acesso é muito íngreme e próximo à divisa com Pomerode, onde existe uma curva acentuada, como também que fosse feito o alargamento nos pontos precários da via e a instalação de tubulação para desviar corretamente o curso das águas, bem como realizar o alargamento da ponte, localizado no início da via.


Ordem do Dia

Projeto de Lei Ordinária n.º 56/2018 – Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentária para 2019 e dá outras providências.

Aprovado

Projeto de Lei Ordinária n.º 58/2018 – Altera a Lei n.º 2.920, de 25 de agosto de 2017, que aprova o Plano Plurianual – PPA, para o período de 2018-2021.

Aprovado

Projeto de Lei Ordinária n.º 59/2018 – Autoriza a cobrança de contribuição de melhoria decorrente da execução da pavimentação da Rua Lorena.

Aprovado

Projeto de Lei Ordinária n.º 60/2018 – Autoriza a cobrança de contribuição de melhoria decorrente da execução da pavimentação das Ruas Palmas e Pato Branco.

Aprovado

Assessoria de Comunicação

Segue abaixo downloads referentes a notícia:

Outras Notícias