Enquete da Câmara

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing?


Receba as Novidades


Redes Sociais

A Câmara também está ao seu alcance nas redes sociais.

Redes Sociais

Conteúdo Geral

Notícias

13/11/2018 | Gilmar Lenzi fala sobre Novembro Azul na 41ª sessão ordinária da Câmara Municipal

Nesta terça-feira, dia 13 de novembro, a Câmara Municipal de Timbó realizou a 41ª sessão ordinária no plenário da Casa. O timboense Gilmar Lenzi, integrante do Rotary Clube falou na tribuna sobre as ações da Campanha Novembro Azul, em parceria com a Prefeitura de Timbó. Gilmar é coordenador do projeto. Contou com a presença de lideranças de bairros, integrantes do Rotary de Timbó, a imprensa, e a comunidade.

O Coordenador da Campanha Novembro Azul, Gilmar Lenzi falou sobre a história do Rotary no Brasil e em Timbó. Em 2019, o Rotary Clube de Timbó completará 60 anos, com uma programação de eventos. Gilmar falou sobre o significado da Campanha Novembro Azul.

Falou sobre a importância da prevenção apresentando dados. Falou sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde. Destacou doenças como a obesidade, colesterol, diabetes, pressão alta, e muitos outros, que são causadas pelo sedentarismo. Mostrou o folder que foi desenvolvido para a campanha.

Gilmar mostrou algumas fotos de reuniões feitas pela equipe para o desenvolvimento da campanha deste ano. Ele chamou atenção para a ação que é feita com as agentes de saúde, onde cada agente leva o folder para a casa que visita e explica a campanha para a comunidade. Algumas empresas também estão realizando atividades para marcar o mês do Novembro Azul, assim como estímulo as atividades nos parques e praças da cidade em parceria com a Fundação Municipal de Esportes. Destacou as diferentes formas de comunicação da campanha pela cidade. Falou também sobre os exames que são feitos para a prevenção.

Os vereadores parabenizaram Gilmar pela explanação e a toda a equipe do Rotary e Prefeitura pela realização da Campanha.

Em seu pronunciamento pessoal, o vereador Rubens Borchardt falou sobre uma enchente que ocorreu em 2011, sobre a solicitação sobre alguns bambus que estavam soltos. O vereador disse que na época cedeu o asfalto, teve inclusive moção de apelo para que pudesse algo ser feito. O vereador parabenizou o governo pelo trabalho realizado. Mostrou fotos do barro e de uma barreira de contenção que foi colocada.

Mostrou a foto da Rua Groelândia, onde seria necessário colocar uma boca de lobo. Pediu ao líder de governo para dar uma olhada na situação.
O vereador Haroldo Fiebes falou que fez um pedido de providência sobre uma fenda em uma boca de lobo em frente à Associação Atlética Mueller, que pode prejudicar inclusive os ciclistas. O vereador Martinho disse que o executivo já sabe da situação e que está resolvendo.

O vereador Haroldo falou também fez uma indicação sobre placas que falam sobre desacato aos servidores públicos. “É preciso também ter placas sobre direitos e deves dos usuários do serviço público”, disse Fiebes. O usuário precisa conhecer também um pouco dos seus direitos.

O vereador Carlos Adriano Krüger parabenizou um servidor pela ação de impedir que um rapaz que estava trabalhando com ele, se engasgasse. Ele estava preparado para atuar na situação.

O vereador mostrou umas imagens e falou sobre aumentar mais a fiscalização das obras que estão sendo feitas. Mostrou uma boca de lobo na Rua Alasca. Falou de um pedido de informação sobre 220 tubos que estão localizados na SC que vai para Rodeio. Ninguém sabe de quem são esses tubos. Se for do executivo, quer saber por que esta lá. Mostrou uma foto de um espaço em frente a Viacredi onde não existe a vazão de água e fica alagado.

O vereador Guilherme Voight Junior falou da indicação 293, sobre o estudo de viabilidade da Rua Peru, para aplicação da mão inglesa. O vereador disse que existe um questionamento para ver a viabilidade para se tornar mão inglesa. Mostrou fotos da Rua Botuverá, Quintino Bocaiúva, onde o asfalto apresenta trechos danificados. O vereador questionou o trabalho das empresas que ganham as licitações para realizar essas obras. Falou da Rua Senegal, que também esta assim.

O vereador Fabrício Dalcastagné falou sobre a liberdade de falar o que se pensa. Falou sobre a possibilidade que existe de Prefeituras e Governo fazerem uma parceria para realizar a manutenção dos acostamentos.
Falou que o IPVA representa um bom valor aos cofres públicos. “Não acho que o município deva assumir os acostamentos, só acho que precisamos criar uma política pública para isso.” Disse o vereador.

O vereador Martinho de Souza Filho falou como líder de governo sobre as obras da Rua Piauí. Parabenizou a equipe da FME pelas conquistas dos campeonatos e pela reforma que foi feita na estrutura. Também esteve na Macarronada do Esporte e disse que foi um evento muito bom.

O Presidente Douglas Marchetti pediu uma parte e parabenizou a equipe da Fundação Municipal de Esportes pela revitalização da estrutura e também aos atletas pela dedicação e pelas conquistas no esporte.

O vereador Martinho falou sobre a importância do Esporte na vida das pessoas. Leu um ofício ao Jorginho Melo pela suplente de vereadora Gilmara, sobre custeios destinados a Saúde, para o Hospital Oase.

O vereador disse que existe uma possibilidade de consenso entre governo do estado e executivo para resolver a questão dos acostamentos, ele só acha que deveria ter uma verba para isso, e não ter que tirar do executivo.

Pauta da sessão

Pedido de Providências

• n.º 288/2018 - de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Realizar a pavimentação asfáltica da Rua Frederico Schumann, do trecho com paralelepípedo, Bairro Pomeranos.

• n.º 289/2018 - de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Que o Poder Executivo, através do Setor competente, busque realizar a instalação de lixeiras ao longo do trajeto compreendido da Rua Pomerode bem como na Tifa Colley até o parque Freymund Germer, Morro Azul, Localidade Mulde, em pontos determinados, após análise dos locais mais apropriados para a sua instalação.

• n.º 290/2018 - de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Que seja feito o alargamento da ponte existente na Estrada Geral Mulde Margem Esquerda, próximo à Sociedade Recreativa Duque de Caxias, localidade de Mulde Central.

• nº 291/2018, de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Realizar com urgência o conserto e demais reparos necessários na Rua Emile Gustmann, no entrocamento com a rua Curitibanos, Bairro Pomeranos.
• n.º 292/2018; de autoria do Vereador Guilherme Voigt Júnior; Que seja feito com urgência o reparo da camada asfáltica na rua Papanduva, entre os nº 85 e 101, Bairro Quintino.

• Nº 293/2018, de autoria do Vereador Guilherme Voigt Júnior; Que seja feito estudo de viabilidade para alterar o trafego da rua Peru, Centro para o sistema de mão-inglesa.

• n.º 294/2018, de autoria do Vereador Fabricio Dalcastagné; Que seja realizado os serviços de patrolamento e macadamização nas Ruas Tupã e Dona Frida, Bairro Araponguinhas.

• n.º 295/2018, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger - Instalar uma boca de lobo na Rua Blumenau, ao lado do nº 1004, Bairro Estados.

• Indicação
• n.º 93/2018, de autoria do Vereador Rubens Borchardt; Que o Poder Executivo, através do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - SAMAE providencie a instalação de rede de água tratada, por toda extensão da TBO 420, Localidade de Bom Jesus, Travessão Tiroleses, Bairro Tiroleses.
• n.º 94/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes. - Que o Poder Executivo encaminhe a essa Casa Legislativa um Projeto de Lei prevendo a alteração do inciso V, art. 236, do Código Tributário Municipal (Lei Complementar n.º 142/1998), suprimindo as palavras \"e incapacitante\", para isenção de IPTU, conforme anteprojeto que segue em anexo.
Ordem do Dia

Pedido de Informação Parlamentar n.º 56/2018, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger - Com relação aos tubos com diâmetro de 40cm, totalizando mais ou menos 220 unidades, depositados na rua Jambeiro e na Rodovia SC 110, defronte à Rua Jambeiro, busca-se saber:

São de propriedade da Prefeitura?
Se sim, a quanto tempo os mesmos estão ali depositados?
Por que não estão sendo utilizados?
Aprovado

Assessoria de Comunicação

Segue abaixo downloads referentes a notícia:

Outras Notícias