Enquete da Câmara

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing?


Receba as Novidades


Redes Sociais

A Câmara também está ao seu alcance nas redes sociais.

Redes Sociais

Conteúdo Geral

Notícias

04/12/2018 | Vereadores aprovam projeto que regulamenta o serviço e cria taxa de Coleta de Resíduos Urbanos do Samae

A Câmara Municipal de Timbó realizou na noite desta terça-feira, dia 4 de dezembro, a 44ª sessão ordinária no Plenário da Casa. O evento contou com a presença do Prefeito Jorge Krüger, o Presidente do Samae Jaime Avendano, a equipe técnica, lideranças de bairros, a imprensa e a comunidade.

O Engenheiro Agrônomo Haro Kamp, que representa a ONG Equilíbrio Vital, foi convidado para usar a tribuna para fala sobre o Projeto Vale Europeu de Arborização. O projeto tem o objetivo de despertar a consciência da arborização na cidade. Falou sobre a importância de conhecer as melhores espécies de árvores. Falou sobre a poda incorreta que é feita em muitas árvores. A árvore Urbana tem uma grande importância para a saúde, forma de evitar várias doenças.

Haro falou sobre pesquisas que mostram que pessoas que vivem em zonas arborizadas dizem que são mais saudáveis, mais felizes e com menos violência. Haro mostrou imagens de algumas árvores na cidade. O objetivo principal é orientar a comunidade e o poder público a fazer a poda e o manejo das árvores de uma forma correta. Existem técnicas para manter as calçadas também seguras. Ele mostrou imagens de algumas podas que foram feitas totalmente incorretas. Destacou em números a porcentagem de árvores que morrem em pouco tempo, devido à falta de conhecimento para cuidar e manter a planta.

O vereador Rubens Borchardt agradeceu e parabenizou Haro pelo seu trabalho. O vereador Haroldo Fiebes parabenizou a equipe pelo projeto e também ao Haro pela explanação. O vereador citou algumas árvores que estão prejudicadas no Parque Henry Paul. Pediu uma atenção da Prefeitura.
O vereador Guilherme Voigt Junior solicitou ao engenheiro uma explicação sobre a plantação no barranco dos rios.

Em seu pronunciamento pessoal, o vereador Guilherme Voigt Junior mostrou o projeto do Samae sobre a taxa de lixo. Destacou o estudo que foi realizado e que foi discutido pelos vereadores antes da sessão ordinária. O vereador destacou os valores apresentados no projeto.

O vereador mostrou imagens da Igreja Luterana em um evento com a Orquestra de Câmara de Timbó. Ele parabenizou o evento e a belíssima apresentação musical. Também parabenizou o Coral. O vereador mostrou o projeto das 7 Maravilhas de Timbó. Falou sobre uma alteração em 2 parágrafos.

O vereador Rubens Borchardt destacou um pedido de providência da Tifa Hordina, que dá acesso ao Tiroleses. O vereador disse que falta iluminação e que pode ser perigoso para quem passa pelo local, principalmente a noite.
Também agradeceu ao Deputado Federal Pedro Uczai sobre uma emenda de R$ 200 mil na área da saúde.

O vereador Fabrício Dalcastagné falou da emenda no valor de R$ 100 mil reais enviado pelo atual Deputado Peninha para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. O vereador falou também das 7 Maravilhas de Timbó destacando a necessidade de criar uma política pública na área do Turismo.
O vereador destacou a importância do projeto 23, explicando o que é a taxa de lixo para a cidade. O vereador questionou o tempo de tramitação do projeto na Câmara, e também fez uma reflexão aos vereadores sobre o voto.
O vereador Haroldo Fiebes falou sobre o trabalho realizado pelo músico timboense que faleceu no último dia 30, Matheus Packer. Parabenizou pelo trabalho e transmitiu os sentimentos a família.

Falou também da alteração do Projeto Bati Estaca. Agradeceu o Prefeito Jorge pelas obras realizadas no acostamento da SC 477. Mostrou algumas fotos do acostamento, trechos que necessitam de obras.

Falou sobre um pedido de providência sobre a Rua Oscar Piske, onde possui um buraco na calçada. Mostrou fotos da Rua Osvaldo Cruz, onde existe água parada. Para o vereador, é preciso ter um escoamento. A boca de lobo esta mais alta do que o nível da Rua. Mostrou imagens da Rua Venezuela que também precisa de escoamento. Solicitou a administração uma faixa elevada no final da Rua Oscar Piske, para que as pessoas respeitem e diminuam a velocidade. Parabenizou também o evento da Orquestra na Igreja Luterana.

O vereador chamou atenção das pessoas que largam os animais na rua. Disse que infelizmente esta prática aumenta agora no fim do ano. Agradeceu a atuação da ONG que faz um belo trabalho na cidade.
O vereador Carlos Adriano Kruger mostrou fotos de um buraco na Rua Inglaterra com a Rua Egito. Ele disse que este buraco esta ha tempo e que uma pessoa já se prejudicou. Mostrou algumas fotos de outros buracos. Mostrou um vídeo dos banheiros no Parque Central, que estava sujo.
Parabenizou a equipe técnica do Samae pela explanação do projeto. Ele disse que o projeto está bem elaborado, ele apenas acha que, o que faltou foi consultar a comunidade.

O vereador Martinho de Souza Filho fez uso da palavra como líder de governo, e falou sobre algumas ações que foram questionadas pelos vereadores na semana passada. Falou do serviço realizado na SC 477. Destacou o trabalho feito pela prefeitura que deveria ser feito pelo Governo do Estado na limpeza e obras no acostamento. O vereador destacou as parcerias públicas privada para o crescimento da cidade. Parabenizou e agradeceu as pessoas que trabalham como voluntários na cidade. O vereador parabenizou a equipe do Samae pela qualidade do projeto e pela explanação realizada na reunião.

Apresentação de Projetos:

Projeto de Lei Ordinária n.º 76/2018 – Autoriza a concessão de auxílio financeiro à Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de Timbó - Hospital e Maternidade OASE.

Projeto de Lei Ordinária n.º 77/2018 - Altera a Lei nº 2902, de 25 de agosto de 2017, que aprova o Plano Plurianual - PPA para o período de 2018-2021.

Apresentação de Emendas

Emenda Modificativa nº 1 ao Projeto de Lei Ordinária n.º 65/2018 – Altera a ementa; o caput e o §2º do art. 1º; o art. 5º; e suprime o art. 6º do Projeto de Lei Ordinária n.º 65/2018.

Emenda Modificativa nº 1 ao Projeto de Lei Complementar nº 21/2018 - Altera os artigos 27 e 28 e suprime o art. 29 do Projeto de Lei Complementar nº 21/2018.

Pedido de Providências

n.º 305/2018, de autoria do Vereador Rubens Borchardt - Que o Poder Executivo, através do setor competente, realize a instalação das lâmpadas nos postes de iluminação pública (que ainda não as possuem) na Tifa Hordina, Bairro Tiroleses.

• n.º 306/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes; - Que seja urgentemente feito o serviço de macadamização na parte não contemplada de pavimentação da rua Osvaldo Cruz, Bairro Fritz Lorenz.

Nº 307/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes - Que o Poder Público, através do setor competente, realize a urgente desobstrução da tubulação existente na rua Venezuela, Centro, na saída do Supermercado Schütze e/ou instale uma boca de lobo.

Nº308/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes - Que o Poder Público, através do setor competente, realize o urgente reparo no passeio público existente na entrada da rua Oscar Píske (entroncamento com a rua Marechal Deodoro da Fonseca), Bairro Nações.

• Ordem do Dia

Projeto de Lei Ordinária n.º 66/2018 - Estima a receita e fixa a despesa do Município de Timbó, para o exercício financeiro de 2019 - Lei Orçamentária Anual.

Aprovado

Projeto de Lei Complementar n.º 20/2018 - Acresce o número de vagas de cargos de provimento efetivo, cria novos cargos e extingue outros, no Quadro Geral de Cargos de Provimento Efetivo do Poder Executivo que trata o anexo I da Lei Complementar nº 137 de 02 de julho de 1998.

Aprovado

Projeto de Lei Complementar nº 22/2018 - Ratifica o novo Protocolo de Intenções e no Estatuto do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí - CISAMVI, e dá outras providências.

Aprovado

Emenda Modificativa nº 1 ao Projeto de Lei Complementar nº 23/2018 – Altera os artigos 11 e 12 do Projeto de Lei Complementar nº 23/2018.

Aprovado

Projeto de Lei Complementar nº 23/2018 - Regulamenta o serviço de coleta e disposição final de Resíduos Sólidos Urbanos no Município de Timbó; Cria a taxa de Coleta de Resíduos Urbanos - TC, e altera as Leis Complementares n 142 de 21 de dezembro de 1998 e nº 212 de 21 e dezembro e 2001.

Aprovado – o vereador Carlos Adriano Kruger teve seu voto contrário.
Mensagem Retificativa ao Projeto de Lei Ordinária n.º 57/2018 - Disciplina a admissão de pessoal por prazo determinado no âmbito do Magistério Público Municipal, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, sob regime administrativo especial, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal.

Aprovado

Projeto de Lei Ordinária n.º 70/2018 - Autoriza a cobrança de Contribuição de Melhoria decorrente da execução da pavimentação da Rua Guarani.

Aprovado

Projeto de Lei Ordinária n.º 71/2018 - Autoriza a cobrança de Contribuição de Melhoria decorrente da execução da pavimentação da Rua Carijós.

Aprovado

Projeto de Lei Ordinária n.º 73/2018 - Autoriza a concessão de auxílio financeiro à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Timbó.

Aprovado

Pedido de Informação Parlamentar n.º 62/2018, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger - Informar a localização do limite territorial entre os Municípios de Timbó e Indaial, na rua Tapajós, (TBO 481), Bairro Araponguinhas.

Aprovado

Assessoria de Comunicação

Segue abaixo downloads referentes a notícia:

Outras Notícias