Enquete da Câmara

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing?


Receba as Novidades


Redes Sociais

A Câmara também está ao seu alcance nas redes sociais.

Redes Sociais

Conteúdo Geral

Notícias

05/02/2008 | Líderes de oposição fazem pronunciamentos na 1ª Solene de 2008

DISCURSO PROFERIDO PELO LÍDER DO PTB E LÍDER DA OPOSIÇÃO NA SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE TIMBÓ, EM 01 DE FEVEREIRO DE 2008.

SR. PRESIDENTE, SR. SECRETÁRI0:

"VALENDO-ME DA OPORTUNIDADE, NESTE 1º ENCONTRO APÓS A ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA E APONTAMENTO DOS MEMBROS DAS COMISSÕES PERMANENTES, QUERO DAR REALCE AO COMPROMISSO FIRMADO DESDE OS PRIMEIROS DIAS DE ASSUNÇÃO COMO LEGISLADORES MUNICIPAIS, DE SOMENTE TERMOS AS NOSSAS INTENÇÕES VOLTADAS PARA, OS INTERESSES DA MUN'ICIPALIDADE, LEGISLARMOS EM FAVOR DO COLETIVO, E ASSEGURANDO, NAQUELA OPORTUNIDADE QUE A POLÍTICA PARTIDÁRIA NÃO ESTARIA AQUI EM EVIDÊNCIA, PELO MENOS SE TAL DEPENDESSE DESSE VEREADOR, QUE TAMBÉM TEM A RESPONSABILIDADE DE LIDERAR A BANCADA DE OPOSIÇÃO, CUJO FEITO ESTA ASSEGURADO ATÉ 0 FINAL DA CORRENTE LEGISLATURA.
A PRINCÍPIO, DESTACO QUE, COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES, ESSA PREMISSA FOI CUMPRIDA, O QUE SE ESPERA PARA O AN0 EM DEMANDA, E O QUE, POR CERTO, APESAR DE REPUTARMOS, APARENTEMENTE DIFICIL, ESPERO QUE SAIBAMOS, DE NOVO, DISCERNIR O LOCAL DE DISCUSSÃ0 DAS QUETÕES POPULARES DIFERENTES DAS DE REALCE POLÍTICO PARTIDÁRIO.
APONTO, NESTA OCASIÃO, JÁ CONSABIDO POR TODOS, QUE ESSE É O ANO EM QUE TEREMOS ELEIÇÕES PARA A RENOVAÇÃO DOS REPRESENTANTES DO PODER LEGISLATIVO, COMO TAMBÉM DO PODER EXECUTIVO, ENTENDENDO-SE ALI PREFEITO E VICE.
DE NOSSA PARTE, DOS 6 VEREADORES QUE COMPÕEM A BANCADA E OPOSIÇÃO, TEMOS A CERTEZA QUE SABEREMOS RESPEITAR A OPINIÃO POLÍTICO PARTIDÁRIA, PRINCIPALMENTE DAQUELES QUE MAIS NOS SÃO AFETOS, SENDO QUE A RECÍPROCA DEVERÁ SER VERDADEIRA TAMBÉM POR PARTE DE PESSOAS QUE DETÊM CARGOS IMPORTANTES JUNTO AO PODER EXECUTIVO APROVEITANDO-SE DA OPORTIUNIDADE IMPAR QUE HOJE SE NOS OFERECE PARA PEDIR-LHES QUE RESPEITEM A LIBERDADE DOS SUBALTERNOS, POIS AFINAL, FAZER POLÍTICA NOS DIAS ATUAIS É SABER RESPEITAR 0 DIREITO DE CONTRARIEDADE DOS QUE NOS CERCAM, PRINCIPALMENTE. LEMBRO QUE DEVEREMOS SABER
ESTAR SUJEIROS À CRÍTICAS DESDE QUE NÃO SEJAM CALUNIOSAS, FUNDAMENTADAS, CONSTRUTIVAS E QUE NÃO IMPRIMAM AÇÃO DE CARÁTER PERSONALÍSSIMO CONTRA ESSA OU AQUELA PESSOA, POIS ALI JÁ ESTARIA RESIDINDO A VINDITA, O QUE NOS TORNA, ABJETOS, INDIGNOS DE RESPEITO.
O POV0 ESPERA DE NÓS ALGO MAIS RESPEITOSO, EM ATENÇÃO ÀS SUAS ASPIRAÇÕES. MUITOS DESAFIOS NOS AGUARDAM.
DEVEREMOS FORMAR UM CONJUNTO DE FORCAS DO LEGISLATIVO E DO EXECUTIVO PARA DARMOS RESPOSTA À CONFIANÇA DE QUE FOMOS ALVO. O CONFRONTO NÃO NOS INTERESSA E NÃO TRAZ BENEFICIOS À COMUNA. EVITEMO-LO O QUANTO PUDERMOS DE QUALQUER SORTE, FINALIZANDO O COMPROMISSO DE COLABORAR COM A ADMINISTRAÇÃO NOS PLEITOS QUE TRAGAM EM SEU BOJO 0 REAL INTERESSE COLETIVO, A MANTENÇA É PALAVRA ASSEGURADA.
QUE DEUS NOS AJUDE E ILUMINE, NAS DECISÕES QUE TOMAREMOS.
NOSSO ABRAÇO A TODOS. MUITO OBRIGADO"


*** DISCURSO – LÍDER DO PT VEREADOR DÁRCISIO BONA ***

“Ao iniciar o mandato, uma das minhas bandeiras foi de fazer de meu mandato um instrumento para o aperfeiçoamento da democracia, tornando-a mais participativa e transparente, tanto no legislativo como na ação comunitária.
Pretendo nesse ano dar continuidade ao meu trabalho, que tem como prioridade o interesse coletivo, estou certo de que para a construção de uma Democracia mais participativa se faz necessário cada vez criar instrumentos que permitam o exercício da cidadania de forma sempre mais concreta, e nós como vereadores podemos ser o instrumento que possibilita esse processo.
E público e notório que quanto mais democracia, mais a sociedade poderá exercer o controle dos representantes que elegem, portanto, é necessário contribuir com nossa parcela para a construção dessa realidade. Para que o modelo de sociedade que queremos seja vitorioso.
Ouvimos a todo instante que a classe política está desacreditada, escândalos são vistos a todo momento, mas é importante lembrar que todos os que exercem um mandato são pessoas que antes de serem eleitos viviam em uma comunidade, a diferença é que agora exercem um mandato.
Creio que é importante não nos deixar-mos levar pelo ceticismo, é claro que muitos que exercem o poder público defendem apenas seus próprios interesses, olham apenas para o próprio umbigo, são o que podemos chamar de parte podre da vida política de uma sociedade.
Mas, sabemos muito bem que não é correto jogar todos na Vala Comum, o Brasil desde a implantação da República em 1889, foi construído por muitos homens e mulheres honestos, honrados, sensatos, que sempre pensaram um Brasil melhor para todos.
Vejo que o exercício do Mandato de vereador é uma oportunidade única para a construção de um país que seja para todos começando exatamente pelo Município, pois o Vereador é que está diretamente ligado a base da sociedade.
O meu compromisso, nosso compromisso, deve ser com essa política que de prioridade a honestidade, que saiba enfrentar de forma correta todas as situações que se apresentam, que seu interesse seja com o povo, que faça da política um instrumento de participação popular.
Meu muito obrigado a todos.”

*** Discurso do Líder do PP – vereador ROBERTO AGOSTINI ***

"É com grande satisfação que assumi o cargo de Secretário da Mesa Diretora desta Casa.
Este é o último ano desta Legislatura e acredito que, assim como nos anos anteriores, teremos um período legislativo marcado pela confiança mútua e pelo desejo de buscar aquilo que julgamos ser o melhor para o nosso Município.
Clamo aos pares que, no decorrer deste ano, nossas decisões continuem sendo pautadas pela legalidade e pela moral.
Vamos encerrar com chave de ouro os trabalhos iniciados nesta Legislatura.
Este ano, estou na qualidade de líder do Partido Progressista.
Informo que nosso partido, atualmente sob a presidência de LAÉRCIO SCHUSTER JÚNIOR, não vai poupar esforços na campanha eleitoral para garantir de forma democrática espaço também junto ao
Poder Executivo Municipal.
Democracia é o regime em que os governantes são escolhidos pelos governados; por intermédio de eleições honestas e livres.

Temos a certeza que no processo eleitoral prevalecerá a igualdade, transcorrendo de forma honesta e livre, sem haver interferência das autoridades em favor de quem detém o poder, ficando a parte adversa, ou seja, a oposição em desvantagem.

O Partido Progressista condena a prática corriqueira, em nosso país, do uso da “maquina administrativa”, onde a situação use o poder sobre o funcionalismo público em prol de candidatos que têm a simpatia do Administrador.

Desta forma, posicionamo-nos em consonância com o cidadão brasileiro que não aceita mais que a Administração se empenhe em mostrar-se eficiente aos olhos dos eleitores, através de práticas eleitoreiras, para convencer da necessidade da continuidade de um governo.

Essas ações administrativas, realizadas com objetivo de favorecer candidato, caracterizam desvio de finalidade a tipificar abuso do poder político ou de autoridade e devem ser firmemente combatidas por desequilibrar o jogo de forças do processo eleitoral.

Este ano, para esta Casa, será de muitas lutas e também de muitas vitórias.
Contudo, os maiores vitoriosos serão os munícipes que terão um Poder Legislativo marcado pela busca do desenvolvimento e, em conseqüência, de melhor qualidade de vida para os timboenses."

Outras Notícias