Enquete da Câmara

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing?


Receba as Novidades


Redes Sociais

A Câmara também está ao seu alcance nas redes sociais.

Redes Sociais

Conteúdo Geral

Notícias

21/02/2018 | Educação e pavimentação são destaques na 3ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Timbó

Nesta terça-feira, dia 20 de fevereiro, a Câmara Municipal de Timbó realizou a 3ª sessão ordinária no plenário da casa legislativa. O evento contou com a presença da comunidade, de lideranças de bairros, jovens vereadoras, a imprensa e o Secretário de Educação Alfroh Postai. O vereador Adilson Mesch não esteve presente na sessão devido a viagem à Brasília para acompanhar o Prefeito Jorge Kruger na busca por recursos.
O vereador Carlos Adriano Krüger fez uma reflexão sobre a atuação do exército e a violência no Rio de Janeiro, e falou do episódio que ocorreu em Timbó com um menino que levava uma faca para a escola. Disse que é necessário analisar a situação pois é preciso garantir a segurança das nossas crianças.
O vereador Fabrício Dalcastagné falou que acha a melhor opção a decisão tomada pelo secretário de Educação Alfroh Postai sobre o horário das creches. Falou que é uma situação difícil, mas que era necessário tomar uma atitude e cumprir a lei.
Solicitou o alargamento de toda extensão da Tifa Sprung, no Bairro Dona Clara. O vereador mostrou fotos da rua, que é estreita e dificulta a passagem dos carros pelos dois lados. Ele disse que as pessoas buscam uma solução. Falou também sobre a falta do caminhão pipa e das patrolas no local.
Falou sobre as críticas que as pessoas fazem nas mídias sociais em postagens onde são obtidos recursos que ajudam a melhorar a qualidade de vida das cidades. Deu um exemplo de uma postagem feita sobre a conquista de R$ 50 mil reais para a Instituição Renal Vida.
Destacou atuação dos deputados e afirmou estar acompanhando a busca por recursos para o Hospital Oase. Disse que com a nova nomeação do governo e na Assembleia Legislativa acredita na abertura para a conquista de mais oportunidades para Timbó.
O vereador Guilherme Voigt Junior falou sobre a importância da atuação dos vereadores em relação aos pedidos da comunidade para o executivo. Destacou um caso citado pelo vereador de Indaial conhecido como Klock, que atuou como delegado na cidade de Indaial, em que pessoas solicitam uma ação e outras pessoas ficam descontentes com a mesma.
Falou sobre a necessidade da obra de tubulação da Rua Carajás, além da pavimentação. Também falou sobre o vandalismo que acontece nas praças da cidade. O vereador Fabrício destacou que seria interessante a colocação de câmeras de segurança na unidade de saúde deste local. O vereador Guilherme falou também sobre a rua onde está instalada a creche que possui intenso fluxo e precisa de pavimentação. Também no bairro Araponguinhas.
Afirmou que procurou a Secretária de Saúde Deise Nichollette Mendes sobre a reclamação da falta de alguns remédios nas unidades de saúde. A secretária prontamente respondeu e afirmou que a medicação aguarda a licitação que foi feita pela AMMVI. Outra questão foram as fraldas utilizadas pelos adultos, que são entregues na policlínica, que estavam em falta, porem já estão chegando. O atraso foi devido à falta do envio de recursos do governo do estado.
Citou o caso de recursos enviados pelo governo federal que o governo do estado não repassa aos municípios. Ele acredita que o sistema não deveria ser assim e que o repasse deveria ser feito diretamente para as instituições.
O vereador John Adriano Schwartz destacou pedidos de providência sobre pavimentações. Em especial ao bairro Pomeranos, São Roque e a Rua Espírito Santo. Ele afirma que essas ruas foram esquecidas na legislatura passada. Afirma que a comunidade está aguardando a pavimentação pois são ruas importantes, de fluxo intenso. Destacou a Rua Taió, Rua Guaramirim, Rua Joinville no bairro Pomeranos, Rua Jaraguá e também no bairro São Roque. Também falou da rua Professor Otto Laemel e demais ruas próximas, que tem problemas em dias de chuva. Destacou a Rua Espírito Santo pela questão dos alagamentos que prejudicam a comunidade. Também citou a limpeza de valas, patrolamento na Mulde e macadamização em outros pontos da cidade.
O vereador Haroldo Fibes falou sobre a falta de educação no trânsito de algumas pessoas. Destacou a importância de respeitar as leis de trânsito e as placas de sinalização. Falou da importância de colocar redutores de velocidade.
Agradeceu ao proprietário do Jornal A Cidade, Carlos Schroeder, pelo editorial falando sobre a importância da atuação do vereador na sociedade. Destacou algumas indicações realizadas ao executivo para melhorar a qualidade de vida das pessoas como a proibição de veículos automotores, proibição de consumo de cigarros e afins em praças públicas e também não aprova a utilização de radares escondidos. Outro projeto é destinar os agentes de trânsitos para orientar o trânsito em locais de intenso fluxo.
Falou sobre sua insatisfação quanto as ações tomadas pelo executivo sobre a questão dos horários das creches. Solicitou ao secretário de educação e ao prefeito que possa rever esta atitude.
O Presidente da Câmara Douglas Marchetti afirmou que discorda sobre as informações dadas pelo vereador John Adriano Schwartz em relação a pavimentação. Ele disse que nenhum bairro da cidade está esquecido e que muitas obras ainda serão feitas. Disse que cada gestão tem seus desafios, mas que certamente Timbó está em boas mãos e é uma cidade destaque no país. Disse que na gestão do Prefeito Laércio Schuster Junior várias ações importantes foram feitas como a macrodrenagem, rotatório, entre muitas outras. Falou sobre a audiência pública que será realizada na próxima semana, que tem o objetivo de discutir sobre o aumento do perímetro Urbano na rua Pomerode, visto o recurso conquistado para a obra, porem que somente pode ser aplicado em perímetro urbano. Também falou sobre a continuidade do sistema viário. Destacou a importância de usar a tribuna para dar sugestões e ajudar o executivo a melhorar ainda mais a vida da cidade, e não apenas fazer críticas.
Disse que irá deferir o pedido da CPI e que acredita que os elementos apresentados são vagos. Afirma que estranhou a abertura da CPI somente agora, visto que foi falado sobre o assunto no ano passado e que nenhum vereador chamou o Secretário de Obras Darcízio Bona para dar explicações sobre os fatos. Ele afirma que não aprova atos incorretos e que se algo for descoberto de irregular, terá que haver punição. Destacou a transparência nos atos da administração e abertura do Prefeito Jorge Kruger em receber e atender os pedidos dos vereadores.
O vereador Martinho de Souza Filho informou que as obras de tubulação da Rua Ingá terão continuidade. Destacou sua presença juntamente com o Prefeito Jorge Kruger na outra semana, sobre a conquista do recurso do Governo através do Badesc no valor de R$ 6 milhões, que serão utilizados na ampliação das obras de mobilidade Urbana, continuidade da ciclovia, colocação da sinalização e demais ações. Informou sobre o projeto de revitalização do Jardim Botânico e se colocou a disposição para juntamente com os demais vereadores, tentar a busca dos recursos para o término do CIC. Lembrou o vereador John que a comunidade precisa se reunir e organizar para conseguir as assinaturas para aplicação do Programa Pavimenta Timbó. Parabenizou o prefeito e a nova gestão da diretoria do Bairro Padre Martinho Stein.
O Vereador Fabricio destacou sua preocupação em relação aos financiamentos realizados pelos prefeitos. Parabenizou a associação de moradores do bairro Padre Martinho Stein e falou sobre as ações para a busca de recursos com o Governo do Estado.
Vereador Fibes disse que a CPI não foi aberta no ano passado para que a comunidade pudesse conferir o processo, sem interrupções, e disse que se algo estiver errado, é necessário punição.
Fibes também parabenizou administração sobre o apoio nas reuniões nas comunidades sobre o Projeto Pavimenta Timbó.
Apresentação de Projetos

Projeto de Lei n.º 4/2018
Autoriza a cobrança de Contribuição de Melhoria decorrente da execução da
pavimentação da Rua Alfredo Girardi.

Projeto de Lei n.º 5/2018
Autoriza a cobrança de Contribuição de Melhoria decorrente da execução da pavimentação da Rua Palotina.

Pedidos de Providências
•n.º 03/2018, de autoria dos Vereadores Adilson Mesch e Douglas Emanuel Machetti

• n.º 99 a 105 e 108 a 110/2018, de autoria do Vereador John Adriano Schwartz
• n.º 106, 107 e 111 a 117/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes
• n.º 118 a 120/2018, de autoria do Vereador Fabricio Dalcastagné;
•n.º 121/2018, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger;
•n.º 122/2018, de autoria do Vereador Adilson Mesch;
•n.º 123/2018, de autoria do Vereador Rubens Borchardt.

Indicação
•n.º 40/2018, de autoria dos Vereadores John Adriano Schwartz e Carlos Adriano Krüger

Ordem do Dia
Projeto de
Lei Complementar n.º 1/2018
Autoriza e Ratifica a Cessão de Uso de bem imóvel do Município de Timbó ao Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Projeto de Lei Complementar n.º 2/2018
Autoriza a Concessão Gratuita de Direito Real de Uso de Bem Público à Associação Esportiva e Recreativa do Bairro Padre Martinho Stein e revoga a Lei Complementar nº 48, de 20 de dezembro de 1994.

Pedido de Informação Parlamentar n.º 5/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes;
Pedido de Informação Parlamentar n.º 6/2018, de autoria do Vereador Carlos Adriano
Krüger.
Requerimento n.º 2/2018, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger.

Todos os projetos e requerimentos foram aprovados.

Assessoria de Comunicação

Segue abaixo downloads referentes a notícia:

Outras Notícias