Enquete da Câmara

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing?


Receba as Novidades


Redes Sociais

A Câmara também está ao seu alcance nas redes sociais.

Redes Sociais

Conteúdo Geral

Notícias

19/06/2018 | Vigésima sessão ordinária da Câmara Municipal é realizada nesta terça-feira, dia 19 de junho

Na noite desta terça-feira, dia 19 de junho, a Câmara Municipal de Timbó realizou a vigésima sessão ordinária no plenário da casa. Contou com a presença de lideranças da comunidade e a imprensa.

O vereador Guilherme Voigt Junior mostrou algumas fotos da Ponte Pênsil na divisa entre Timbó e Indaial pela Rua Fritz Lorenz. Disse que a ponte está quase finalizada e que faltava apenas as cabeceiras da ponte. Sugeriu que fossem colocados pilares de concreto para facilitar. Acredita que algumas pedras que estavam na foto, foram colocadas na entrada da ponte para evitar que os carros passassem antes da finalização.

O vereador Haroldo Fiebes disse que conversou com o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Miguel Angelo Soar, e que a obra estava quase pronta. Faltavam alguns detalhes.

O vereador Rubens Borchardt disse que é preciso verificar o tipo de madeira que foi colocado na ponte.

Para o vereador Guilherme, a cabeceira está muito em cima da via. Porém a ponte está muito bem feita. Mostrou também umas fotos da Rua Irmã Gustmann, no bairro Quintino na Vila Germer, que recebeu alguns reparos da equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura que estava sendo solicitado há tempo.

O vereador falou sobre a visita feita ao Diretor do Instituto Vidas Richard Choseki sobre o esclarecimento dos fatos ocorridos nos últimos dias. A reunião com a presença também do vereador Fabrício Dalcastagné foi importante e objetiva. Para o vereador Guilherme, muitas pessoas julgaram o diretor sem ao menos saber o que estava acontecendo. Deixou claro que não tem nada a ver com a situação e muito menos o Hospital Oase.

O Presidente da Câmara Douglas Marchetti parabenizou os 100 anos da Sociedade Alegria que foi comemorado neste fim de semana com uma bela confraternização. Foram realizadas homenagens aos presidentes que realizaram várias ações para manter viva a cultura e as tradições. O Presidente destacou a dedicação de Wiegold Starke, que na época era vereador, para a conquista de um repasse anual de uma subvenção com o intuito de manter a tradição dos clubes de caça e tiro. “Parabenizo a todos que ajudaram a construir esta linda história da sociedade Alegria, permitindo que várias gerações possam conhecer as tradições”, disse Marchetti.

O Presidente destacou a atuação do Diretor Richard em todas as ações do Hospital Oase, sempre apresentando dados e esclarecendo os recursos e o dinheiro público investido. Lembrou a comunidade que no dia 1º de abril de 2011, o Hospital estava prestes a anunciar o seu fechamento com péssimas condições. A saúde de Timbó estava debilitada, e após um intenso trabalho da equipe do ex-prefeito Laércio, o Instituto Vidas, as senhoras da OASET e a comunidade, hoje Timbó é referência em saúde.

O projeto deu certo, e é triste ver que, quando surgem notícias como essas as pessoas colocam no lixo tudo que foi construído até hoje. O Hospital está aí, a UTI está aí salvando vidas e a Neonatal em construção, alguém tem dúvida do que foi feito? Algumas pessoas que dizem que amam nossa cidade, aproveitam estas situações para denegrir o nome da cidade e as gestões que ajudaram a melhorar a situação da saúde. Como disse o vereador Fabrício, está mais do que na hora das pessoas terem prudência.
Outro exemplo citado pelo vereador foi o abastecimento dos carros da saúde liberado mediante documento do Prefeito na época da greve, onde muitas pessoas falaram que funcionários públicos estavam abastecendo carros particulares. “É muito fácil criticar sem saber o que esta acontecendo. Não há nada de ilegal com os recursos repassados ou o dinheiro do IPTU. Os vereadores sempre avaliaram muito bem isso”, disse Douglas.

Para o presidente, esta na hora de ter representatividade. “Meus companheiros sabem como é difícil ter que ir ao governo pedir melhorias para estruturas, atraso de repasse da saúde do Governo do Estado, entre outras situações. Chegou a oportunidade de colocarmos alguém de nossa cidade para nos representar. Estamos aqui para ajudar a nossa cidade a crescer cada vez mais e não para fazer julgamentos”.

O vereador Fabrício Dalcastagné usou palavras de Aristóteles para definir a falta de prudência que existe nas pessoas na hora de fazer julgamentos da vida alheia. Fabrício disse que leu e ouviu muitos comentários sem fundamento de pessoas que apenas emitiram suas opiniões sem ao menos conhecer os verdadeiros fatos. Citou o exemplo do vereador de Rodeio Angelo Sardagna na semana passada, por ter sido detido sem culpa alguma. E também pelos comentários de muitas pessoas que estavam julgando o trabalho do ex-prefeito Laércio em relação à vinda de Richard para Timbó.
Ele chamou atenção para tudo que foi construído e desenvolvido pelo Instituto Vidas e pelas gestões passadas, e também pela comunidade. Disse que não podemos nos deixar levar pela emoção e nem por total razão. Temos que buscar o equilíbrio e ter prudência na hora de formar uma opinião. Basta olhar tudo que foi conquistado na área da saúde até hoje.

O vereador Haroldo Fiebes falou sobre o caso do hospital Oase, destacando como as pessoas tomaram atitudes precipitadas. Principalmente nas mídias sociais, o vereador leu comentários de pessoas julgando e “jogando pedras”, sem ao menos saber o que estava acontecendo. Para o vereador, o Hospital Oase possui pessoas sérias e comprometidas que já provaram o quanto estão lutando para fazer um bom trabalho.

Apresentação de Projeto

Projeto de Lei Complementar n.º 11/2018 - Altera a Lei Complementar nº 498, de 23 de fevereiro de 2018, que autoriza a concessão gratuita de direito real de uso de bem público à Associação Esportiva e Recreativa do Bairro Padre Martinho Stein.

Mensagem Retificativa ao Projeto de Lei Complementar n.º 4/2018 - Altera a Lei Complementar nº 01, de 22 de outubro de 1993, que institui o regime jurídico dos servidores públicos do Município de Timbó.

Pedidos de Providência:
• n.º 201 e 202/2018, de autoria do Vereador Adilson Mesch;
• n.º 203 e 204/2018, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger;

Ordem do Dia
Projeto de Lei n.º 31/2018 - Institui a Unidade Monetária Ambiental (UMA) para efeito de cálculo de atualização monetária e unidade de referência de valores expressos na legislação ambiental municipal e dá outras providências.
Aprovado

Projeto de Lei n.º 32/2018 - Dispõe sobre a denominação do Binário constituído pelas Ruas Japão e Rua Nicarágua.
Aprovado

Projeto de Lei n.º 33/2018 - Altera o artigo 2º da Lei nº 2957, de 16 de abril de 2018.
Aprovado

Projeto de Lei n.º 34/2018 - Autoriza a abertura bem como a suplementação de crédito especial, no orçamento-programa 2018, da Administração Direta.
Aprovado

Pedido de Informação Parlamentar n.º 36/2018, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger.
Aprovado

Assessoria de Comunicação

Segue abaixo downloads referentes a notícia:

Outras Notícias